Requalificação do Forte de Albarquel concluída no final do Verão: Obras devem avançar dentro de dois meses

A cidade vai contar com mais um equipamento cultural no final do Verão. As obras de requalificação do Forte de Albarquel, pagas por uma mecenas inglesa, deverão arrancar dentro de dois meses.

Florindo Cardoso

As obras de requalificação do Forte de Albarquel, na Arrábida, deverão ter início dentro de dois meses e deverão estar concluídas no final do Verão. A revelação foi feita ao Jornal Setúbal Mais pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

“A obra já deveria ter começado em Janeiro mas deverá começar dentro de dois meses”, disse a autarca sublinhando que “estamos na fase final das conversações sobre os projectos”.

“É uma obra de administração directa paga pelo fundo da Helen Hamyn Trust que não está condicionada aos cabimentos e concursos, é uma entidade estrangeira que vai adjudicar a obra”, disse ainda a edil sadina. “Assim, que estiveram feitos os projectos, a obra avança”, revelando ainda que o fundo da Helen Hamyn Trust já está à procura de empreiteiros”, afirma.

Maria das Dores Meira aponta o final do Verão para a conclusão da obra, lembrando que engloba a recuperação da parte edificada e fazer umas casas de banho que se adaptem à arquitectura do forte.

Recorde-se que a recuperação do edifício histórico, um investimento de 2 milhões de euros, estará a cargo de Helen Hamyn Trust, uma mecenas inglesa, apaixonada por edificações militares e pela cidade de Setúbal.

Após  as obras de requalificação do forte, a Câmara Municipal de Setúbal pretende usá-lo para fins culturais. Uma das componentes do projecto, de índole museológica e expositiva, envolve a instalação de um núcleo museológico permanente e temporário, destinado à fruição cultural e histórica dirigida aos cidadãos em geral, mas sobretudo aos alunos dos diversos níveis de ensino. Uma segunda valência, para actividades culturais, prevê manifestações culturais e artísticas de carácter mais restrito, incluindo concertos de música de câmara, recitais de poesia, apontamentos teatrais, apresentação de obras literárias e mostras de artes plásticas.

A terceira componente, vocacionada para recepção e acolhimento, visa capitalizar o enquadramento natural do Forte de Albarquel, utilizando o edifício como sala de visitas de Setúbal, para receber individualidades, corpos diplomáticos, delegações estrangeiras, câmaras de comércio, investidores e empresas, entre outras pessoas e organizações.