Após obras de requalificação e com gestão municipal: Pousada da Juventude de Setúbal reabre dentro de 2 meses

Dentro de dois meses a cidade de Setúbal recupera a sua Pousada da Juventude fechada desde 2012. O edifício, com capacidade de 50 camas turísticas, terá ainda várias valências de serviços de apoio à juventude.

A Pousada da Juventude de Setúbal vai reabrir ao público dentro de dois meses após obras de requalificação. A revelação foi feita ao Jornal Setúbal Mais pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, à margem da cerimónia de assinatura do protocolo para as obras nas encostas da Fortaleza de S. Filipe.

“A obra está em fase de bom andamento, a correr muito rapidamente, e dentro de mês e meio a dois meses a pousada estará aberta”, afirmou a edil, explicando que vai proceder-se à substituição dos vidros (serão duplos) e à instalação de um elevador para maior mobilidade dos utentes. Proceder-se-á ainda à ligação interna entre os edifícios da Movijovem  (Mobilidade Juvenil, Cooperativa de Interesse Público) e a pousada, permitindo a circulação no espaço sem barreiras.

“A cobertura já foi toda mexida porque chovia lá dentro”, refere ainda Maria das Dores Meira, sublinhado que vão iniciar-se as pinturas. No exterior, as paredes serão pintadas de branco e depois decoradas com “uma grande peça de graffiti, uma obra de arte”.

“Na época balnear a pousada vai estar a funcionar em pleno”, assegura a presidente da autarquia sadina.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Setúbal assumiu a gestão do equipamento, em 30 de Junho de 2015, através de um protocolo de cedência celebrado com o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Movijovem. O investimento é superior a 100 mil euros e terá uma oferta turística de 50 camas, tendo como principal alvo o público jovem que procura a cidade e as praias da Arrábida e de Tróia.

O edifício localizado no largo José Afonso, na frente ribeirinha da cidade, recupera a valência de pousada, encerrada desde Janeiro de 2012, mas também a de um centro focado na juventude e em actividades de e para jovens, concentrando serviços municipais e regionais e também do IPDJ [Instituto Português do Desporto e Juventude].

O protocolo celebrado determina a exploração do edifício pela Câmara Municipal de Setúbal por um período de 15 anos, automaticamente renovável, mediante o pagamento de uma renda anual de mil euros à Movijovem, acrescida de 15 por cento do valor da facturação bruta das dormidas na pousada.

Em contrapartida, a autarquia, além de recuperar o serviço de pousada, vai instalar naquele espaço o Gabinete da Juventude municipal, transformando o edifício num pólo de animação e cidadania, numa zona bastante procurada por jovens.

O equipamento ficará ainda dotado no futuro com um auditório, e local de diversas actividades para a juventude com ateliers, permitindo a residência de algumas pequenas companhias de teatro e artistas plásticos.