SCUPA comemora 103 anos: Homenagem aos pescadores do Montijo

A Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense (SCUPA) realizou uma sessão solene comemorativa do 103.º aniversário, no passado dia 2 de Março, na sede da colectividade, contando com a presença de entidades oficiais, parceiros e amigos da instituição, entre os quais o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta.

O presidente da direcção da SCUPA, José Maria dos Santos, salientou que “esta casa feita por pescadores continua a trabalhar para os pescadores”, apelando à participação dos jovens no movimento associativo.

O dirigente da SCUPA aproveitou a oportunidade para solicitar ao presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, uma intervenção na zona do canal de rio que dá acesso ao novo Cais dos Pescadores, para facilitar a acessibilidade dos barcos de maior porte.

Nuno Canta considera o aniversário da colectividade “como um acontecimento da maior importância, onde homenageamos todos aqueles que souberam fazer da SCUPA um espaço de liberdade, trabalho, solidariedade e cultura”.

O autarca deixou palavras de estímulo aos dirigentes da SCUPA, salientando que a instituição tem “desempenhado um papel insubstituível na solidariedade, na tradição e na formação de diferentes gerações de pescadores, numa passagem de testemunho de geração em geração, mantendo um património cultural que faz parte integrante da memória colectiva da nossa terra”.

A SCUPA foi fundada a 2 de Março de 1913. A associação funcionava como uma cooperativa de consumo. Os pescadores descontavam os seus rendimentos para benefício de todos, cada um pagava o que podia formando uma espécie de “mealheiro” dos pescadores com uma função social muito forte. As sucessivas crises do sector e o abandono da arte da pesca obrigaram a SCUPA a uma reconversão, virando a sua actuação para a preservação da memória, da cultura e da identidade da classe piscatória montijense.