Apesar das garantias do governo: Marcha contra degradação do IC1 mantém-se

A Comissão de Utentes do IC-1 de Alcácer do Sal e de Grândola mantém a realização marcha lenta contra o estado de degradação do troço que liga os dois concelhos alentejanos, no dia 1 de Abril, pelas 17 horas. Isto apesar das garantias dadas pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d’ Oliveira Martins, aos presidentes das câmaras municipais de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e de Grândola, António Figueira Mendes, na reunião da passada sexta-feira ao final da tarde, em Lisboa, que as obras arrancarão em Novembro.

Vítor Proença disse ainda que se tratou de uma “reunião importante”, tendo o governante informado que “não é possível nesta altura lançar a obra”, uma intervenção de 20 Km, na estrada entre Alcácer do Sal e Grândola, com “um custo estimado em 6 milhões de euros”, uma vez que “o processo aguarda autorização do Tribunal de Contas”, adiantou.

O autarca referiu ainda que chamou à atenção do governante para “a urgência em antecipar a resolução deste problema”, tendo o secretário de Estado das Infraestruturas “assumido o compromisso” de se deslocar ao local, a seguir à Páscoa, para visitar a estrada com os dois autarcas. Vítor Proença solicitou ainda ao governante uma reparação da estrada nacional entre Alcácer do Sal e Torrão, que se “encontra em muito mau estado”, tendo o secretário de Estado indicado que iria avaliar a situação.

O protesto contra a falta de soluções do troço do Itinerário Complementar (IC) 1 entre Alcácer do Sal e Grândola que já causou graves acidentes conta com o apoio das câmaras municipais e juntas de freguesia dos dois concelhos. Trata-se da 3.ª marcha lenta realizada no espaço de dois anos para exigir que esta via seja reparada. No dia do protesto, os automobilistas vão partir das duas localidades e a meio do percurso, na zona de Albergaria, vão encontrar-se. Os presidentes das Câmaras de Alcácer do Sal e de Grândola manifestaram também total apoio à próxima iniciativa da Comissão de Utentes do IC-1 lembrando que já várias foram as promessas para o arranque das obras que nunca se concretizarem.

De referir que no passado dia 17 de Março os autarcas Vítor Proença e António Figueira Mendes deslocaram-se a Castelo Ventoso, junto ao IC1, para mostrar à comunicação social, o estado em que se encontra a via, com paragem também junto à Mata de Valverde, onde o piso se encontra bastante degradado sem condições de segurança para quem ali circula.

“Trata-se de um troço de extraordinária importância do ponto de vista comercial, turístico e do movimento pendular, entre Alcácer e Grândola, com mais de 9 mil viaturas por dia”, realçou Vítor Proença, frisando que “há mais de 5 anos que vem sendo colocada a urgência de reparação do IC1, foi sendo sucessivamente adiada”.

Já António Figueira Mendes manifestou “o desagrado pelo arrastar deste processo, já tivemos promessas e tínhamos alguma esperança de que com a entrada em funções deste governo que as coisas se alterassem mas infelizmente não”. O edil sublinhou que “foi pedida uma audiência há dois meses e meio ao secretário de Estado das Infraestruturas para exigir a reparação do IC1 mas só se dignou receber-nos depois de ter anunciada esta conferência de imprensa e a marcha lenta de 1 de Abril”.

“Há mais de um ano que nos foi dito que havia 6 milhões de euros disponíveis para executar a obra e que esta avançaria antes do final do ano passado mas até hoje nada aconteceu”, adiantou o presidente da autarquia de Grândola.

Os autarcas consideram que a intervenção deve ocorrer entre Palma e o Canal Caveira, numa extensão de 40 Km mas as infraestruturas de Portugal apontam para a distância entre a saída de Alcácer e o nó de Grândola, de ligação à autoestrada. “Não faz sentido arranjar parte do percurso e ficar outra para resolver”, acrescentou António Figueira Mendes.

“Apesar de ser uma iniciativa da comissão de utentes, apelamos a uma fortíssima adesão à marcha lenta, a terceira que é realizada nos últimos anos”, incentivou Vítor Proença, afiançando que, tal como o autarca de Grândola, vai estar presente na iniciativa.