Estacionamento tarifado em Setúbal: Assembleia Municipal retira proposta

A Assembleia Municipal de Setúbal, que reuniu no passado dia 29 de Abril, retirou a proposta de debate e votação do alargamento do estacionamento tarifado na cidade apresentada pelo executivo camarário da CDU mas contestada pelos partidos da oposição e pela população através de um abaixo-assinado.A proposta de retirada do documento foi apresentada pelos deputados municipais do PS e acompanhada pela CDU.

Esta posição surge também após a Assembleia da União de Freguesias de Setúbal ter votado contra o aumento de estacionamento pago.

“Elogio todos os partidos presentes na Assembleia Municipal do dia 29 que concordaram com a petição e travaram a decisão dos vereadores da Câmara Municipal de Setúbal”, afirma Nuno Carvalho, presidente da Concelhia de Setúbal do PSD e promotor de uma petição em papel e online que já reúne mais de 3 mil assinaturas.

“A nossa vontade ganhou”, refere o dirigente social democrata, adiantando que “vamos resolver o problema do estacionamento da nossa cidade, mas com a participação de todos”.

“Faço um apelo para que todos participem na discussão pública promovida pela Câmara Municipal de Setúbal e que de forma construtiva possamos solucionar a falta de estacionamento de muitas zonas da nossa cidade”, frisa Nuno Carvalho.

De referir que a Câmara Municipal de Setúbal está promover um conjunto de sessões públicas de esclarecimento da população sobre questões relacionadas com o alargamento do estacionamento tarifado na cidade, em encontros com os munícipes em estabelecimentos de ensino. As reuniões contam com a presença do executivo municipal. Depois dos encontros na EB do Montalvão, na EB dos Arcos, e na EB n.º 3 do Montalvão, realiza-se hoje (dia 5 de Maio) e amanhã (6 de Maio) pelas 19 horas, as últimas sessões, respectivamente na EB n.º 2 de Santa Maria da Graça, no Largo Vítor Vitorino, junto da avenida da Independência das Colónias, e na Escola Secundária de Bocage.

Para a presidente da autarquia sadina, Maria das Dores Meira, “os setubalenses estão a ser vítimas, de uma intensa campanha de desinformação motivada apenas pelo oportunismo político daqueles que nada fazem pela cidade, daqueles que apenas têm uma visão destrutiva da acção política”.

“O PSD tem-se destacado nesta campanha com forte aposta na omissão de dados essenciais para se analisar a questão do estacionamento na cidade”, refere a presidente, sublinhando que “a ideia de que haverá estacionamento pago em todas as vias daquelas zonas, é absolutamente falso”.

“Fala-se ainda de três a cinco mil lugares de estacionamento, sabendo o PSD que a criação destes lugares não será imediata. Pelo contrário, apenas serão criados até três mil lugares tarifados à medida das necessidades e num prazo nunca inferior a cinco anos”, adianta.

“Os restantes dois mil lugares são uma reserva para eventuais necessidades futuras do desenvolvimento da cidade no período da concessão, não existindo sequer um compromisso de que tenham obrigatoriamente de ser instalados”, frisa Maria das Dores Meira.

“O estacionamento pago cria, sempre, mais estacionamento para os moradores que têm direito a estacionar gratuitamente nas suas zonas de residência pela simples razão que obriga a maior rotatividade entre os que não são residentes”, considera a edil.

Maria das Dores Meira acusa o PSD de “chicana política, demagogia da mais básica, mentira, oportunismo”.

 

Estacionamento pago em Setúbal:

Nuno Carvalho escreve carta a Dores Meira

O presidente da Comissão Política Concelhia do PSD de Setúbal, Nuno Carvalho, escreveu uma carta aberta à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sobre o alargamento do estacionamento pago na cidade, medida que está contra e promoveu uma petição que já conta com mais de 3.000 assinaturas de residentes, comerciantes e trabalhadores.

“Todos sabemos que o estacionamento da nossa cidade de Setúbal é um problema que merece a atenção, esforço e compromisso das várias forças políticas” e o “PSD está disponível para assumir compromissos e para resolver o problema de estacionamento que afecta Setúbal, mas não desta forma, nem com este projecto”, afirma Nuno Carvalho.

Nuno Carvalho apela “ao bom senso e possível consenso entre todos as forças políticas, especialmente a CDU porque tem maioria absoluta, para resolvermos um problema que todos os munícipes reconhecem que existe”, mostrando “a disponibilidade do PSD para um diálogo e trabalho conjunto que permita resolver o problema de estacionamento onde ele é verdadeiramente crítico”.

“Esta petição não é o reflexo de um partido político, mas sim uma vontade da população, e nenhum presidente de câmara ignora essa vontade”, acrescenta.

De referir que por iniciativa do PSD, a União de Freguesias de Setúbal aprovou uma moção contra o “aumento brutal da área de estacionamento pago na cidade”, contando com os votos favoráveis do PS, CDS-PP e do Bloco de Esquerda. A CDU votou contra. “A aprovação desta moção significa que o PSD não só ouve os cidadãos que representa, como é consequente com os seus compromissos e, em sede própria, faz valer a vontade dos setubalenses” e “demonstra que a cidade está contra esta proposta da Câmara Municipal de Setúbal”, refere o PSD.