Festival de teatro anima Alcácer do Sal: De 13 a 10 de Junho

Durante um mês, Alcácer do Sal vai ser palco da segunda edição do festival de teatro que traz grandes nomes à cidade como Pedro Tochas, Pedro Górgia e os Irmãos Machado, entre outros.

O Festival de Teatro de Alcácer do Sal “Encontros” que vai decorrer de 13 a 10 de Junho em vários equipamentos públicos da cidade apresenta um forte cartaz que promete atrair muito público. Pedro Tochas, o Teatro Marionetas do Porto, os Irmãos Machado e “Absolutamente Fabulosos” preenchem parte da programação da segunda edição deste evento que foi apresentado, em conferência de imprensa, anteontem, dia 3 de Maio, num restaurante do concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e o director artístico do “Encontros”, Olavo Nóbrega.

Vítor Proença lembra que “aventuramo-nos o ano passado na primeira edição do Encontros que foi francamente positivo e concluímos que deveria ser anual”. “Tenho a responsabilidade de dizer que toda a componente programática do festival é uma escolha da direcção artística com a aceitação incondicional por parte do executivo camarário e da minha pessoa que sou o responsável pelo pelouro da cultura”, frisou o edil alentejano.

O presidente da autarquia salientou que “o município de Alcácer coloca a cultura como um dos elementos estratégicos prioritários”, adiantando que “o turismo é uma prioridade, onde temos uma paisagem única num território de baixa densidade, tranquilo e onde há tempo para conversar, comer e beber, bem como o desenvolvimento económico, principalmente os agroalimentares, esta é uma terra do arroz, do pinhão e de bens importantes”.

Por sua vez, Olavo Nóbrega, afirmou que “com o balanço que fizemos do ano passado, tentámos que este festival seja uma mudança ou uma transformação cultural em Alcácer, que é necessária”.

“Alcácer tem tudo para se afirmar como um local de transformação artística”, frisou o director artístico, acrescentando que “as minhas escolhas foram muitas humanas” e “acredito muito nesta programação, tem todas as componentes para agradar a qualquer género de público”, disse ainda Olavo Nóbrega.

Já o actor Pedro Górgia, que também esteve nesta conferência, e será responsável pelo atelier “A minha vida dava um filme”, nos dias 28 e 29 de Maio, afirmou que “este festival tem um nome perfeito e muito bem escolhido – encontros -, neste caso, com partilha de histórias, que é o que vamos fazer no nosso atelier”.

Por sua vez, Ricardo Peres, que faz parte dos “Irmãos Machado”, que apresentará o espectáculo de comédia no dia 27 de Maio, sublinhou que “é necessário haver cada vez mais este tipo festivais fora de Lisboa, há um Portugal fora das grandes cidades, que promove o encontro entre culturas e pessoas”.

O festival abre no dia 13, pelas 21.30 horas, com o espectáculo “Um tempo”, de Pedro Tochas, no auditório municipal, onde o comediante promete arrancar gargalhadas ao público. Destaque para o espectáculo “Barba Azul”, do Teatro Marionetas do Porto, no dia 26 de Maio, pelas 21.30 horas, no auditório municipal e “Absolutamente Fabulosos”, no dia 3 de Junho, às 21.30 horas, no auditório municipal, com os actores Luís Aleluia, Noémia Costa e Joana Figueira. O evento encera no dia 10 de Junho, às 21.30 horas, com um projecto de intervenção artística de arte pública, na praça Pedro Nunes, aberto ao público.

Os bilhetes para os espectáculos custam 5 euros mas se comprar o passe de acesso a todos, será de 20 euros.