Santiagro à espera de 40 mil visitantes: De 26 a 29 de Maio no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém

Um forte cartaz de espectáculos com artistas bem conhecidos do público promete atrair milhares de pessoas nos quatro dias da Santiagro.

Florindo Cardoso

A 29.ª edição da Santiago – Feira Agropecuária e do Cavalo que vai realizar-se de 26 a 29 de Maio, no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, espera a visita de 40 mil pessoas. A principal novidade é que o certame terá mais um dia, aproveitando o feriado do Corpo de Deus, de 26 de Maio.

O evento que apresenta um forte cartaz de espectáculos nos quatro dias: C4 Pedro (dia 26), Agir (dia 27), António Zambujo (dia 28), todos com início às 22.30h, e D.A.M.A. (dia 29), às 22h, foi apresentado na passada segunda-feira, num restaurante do concelho, contando com a presença do presidente da câmara municipal, Álvaro Beijinha, o líder da Entidade Regional de Turismo da Região do Alentejo e Ribatejo, Ceia da Silva, e pelo presidente da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Costa Azul, Jorge Nunes, entre outros.

Álvaro Beijinha salientou que “há muitos anos que a Santiagro não tinha quatro dias, por questões orçamentais, mas este ano pelo facto de ser feriado na quinta-feira, entendeu-se que seria de aproveitar essa circunstância”, estando convicto de que “vai ser uma aposta ganha”, até porque “consideramos ter um cartaz muito forte que atrairá muitos visitantes”.

O edil alentejano disse que a Santiagro é “uma feira que está consolidada, em termos de crescimento, tendo em conta que o espaço é limitado, mas temos procurado inovar”. Este ano, a feira “está completamente preenchida”, dando alguns dados: 205 expositores, sendo 60 na parte dos pavilhões cobertos e os restantes no terrado, 31 espaços de restauração e bebidas e um conjunto de actividades ligadas à agricultura, pecuária e ao cavalo.

“Queremos que a feira tenha cada vez mais uma vertente turística e acreditamos que, se o tempo ajudar, iremos superar os números da última edição, onde tivemos uma das maiores enchentes”, frisou Álvaro Beijinha.

“O cavalo vai ter um grande protagonismo na feira”, disse ainda o autarca, com a instalação de um picadeiro, uma gala e baptismos equestres.

O edil revelou algumas novidades do certame, que este ano tem um orçamento de 175 mil euros, como demonstrações de horseball, de cinotécnica e volteio a cavalo e de estática de meios a cargo da GNR, provas de cerveja artesanal, de vinhos e de produtos de porco alentejano, e um espaço lúdico para crianças ligado à temática ambiental.

“Faz sentido investir na Santiagro porque é a maior mostra de actividades económicas do concelho, assumindo-se cada vez mais como uma feira que vai além da região, atrai milhares de visitantes, a restauração e os hotéis esgotam nesses dias”, acrescenta o autarca.

Por sua vez, Ceia da Silva sublinhou que “Alentejo foi a região que mais cresceu nos últimos cinco anos, foram feitos investimentos privados superiores a 500 milhões de euros e criados mais de 100 novas unidades de alojamento”, dos quais 9 são de 5 estrelas. “O litoral alentejano é muito mais que o sol e mar, temos de melhorar os acessos, limpeza e apoios de praia”, alertando que “o turista que procura a região tem maior poder de compra e procura novos produtos como a gastronomia e os vinhos”.

Já Jorge Nunes, lembrou que a Santiagro começou por ser uma iniciativa da Caixa de Crédito Agrícola de Santiago do Cacém, tendo como base a actividade agropecurária, elogiando a autarquia por recuperar a feira, que esteve suspensa alguns anos devido ao facto da então associação organizadora não conseguido mantê-la.