O êxito dos vinhos de Setúbal

A realização da 21.ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó, concelho de Palmela, já este fim-de-semana, de 6 a 8 de Maio, é o espelho do sucesso dos produtores e adegas da região que são cada vez mais reconhecidos a nível nacional e internacional.

A localidade de Fernando Pó, que reúne a maior concentração de produtores da região, demonstra a vitalidade do sector. Aliás, é alvo de uma candidatura a “Aldeia Vinhateira”, que poderá fazer desta localidade um ponto de referência turístico e já se fala da possibilidade de criar um comboio para turistas alojados na capital, vindo de lisboa até ao apeadeiro de Fernando Pó, a partir de Junho. Além das vinhas, os turistas poderão visitar as adegas e espaços de enoturismo a poucas centenas de metros e provar este famoso néctar dos deuses que tem conquistado os quatro cantos do mundo.

Lurdes Atalaia, presidente da AVIPE – Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, revelou que o investimento feito em vinhas novas tem registado um crescimento notável nos últimos anos. A responsável deu números: em 2015/2016 houve uma área total de reestruturação na península de Setúbal de 210 hectares, dos quais 112 foram de Marateca e Poceirão, equivalendo a 53 por cento desta aposta na viticultura no concelho e curiosamente em 2016/2017, a área total foi de 309 hectares, onde Marateca e Poceirão representam 164 hectares, que também perfaz 53 por cento.

Esta aposta na reconversão de vinhas a par de novos espaços de enoturismo na região, o forte investimento feito pela Casa Ermelinda Freitas na requalificação da sua adega e espaço envolvente com a criação de um museu dedicado à família, contribuíram para a importância do sector na economia do país.

O sector do vinho da península de Setúbal é um caso de sucesso que deve ser elogiado e incrementado pelas entidades competentes e pelo público em geral. Hoje, para o viajante é possível ver e provar os vinhos de Setúbal em vários restaurantes e lojas especializadas pelos quatro cantos do planeta.

Nos concursos de renome internacional, as principais adegas da região têm ganho imensos prémios. Casa Ermelinda Freitas, Adega Cooperativa de Pegões, Sivipa, José Maria da Fonseca ou Adega de Palmela, entre outras, têm trazido para o nosso país muitas medalhas de ouro. Actualmente, os concursos de vinhos internacionais acabam sempre por distinguir os de Setúbal e isso é uma honra.

Os vinhos de Setúbal são um excelente embaixador de Portugal no mundo. A exemplo do que aconteceu com os descobrimentos, onde os portugueses foram em busca do desconhecido conquistando terras novas e relacionando-se com os povos indígenas, com a devida diferença, os nossos vinhos desbravam mercados novos, dão a provar os nossos néctares e ganham corações.

Hoje, dia 5 de Maio, vai realizar-se a cerimónia anual da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal com o objectivo de distinguir os melhores da região. Serão distinguidos os melhores vinhos do ano.

Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, entidade que este ano celebra um quarto de século, revelou que a certificação de novos vinhos tem crescido nos últimos anos, atingindo os 4,5 por cento em 2015. É sinal da vitalidade do sector que tem mantido os mercados externos e conquistado outros países.