Pinhal Novo espera 160 mil pessoas: Festas encerram com “The Gift”

As Festas Populares do Pinhal Novo encerram no próximo domingo, dia 12 de Junho, com o concerto dos “The Gift”, no palco da praça da Independência, pelas 22.30 horas, seguido de um espectáculo de fogo-de-artifício. A organização espera este ano a visita de 160 mil pessoas durante o certame que já se tornou uma referência cultural na região.

António Rafael, presidente da comissão de festas, que já vai na vigésima edição, anunciou algumas novidades como a utilização da alameda Alexandre Herculano para exposição de automóveis, a ampliação da zona do artesanato para junto do coreto e um ponto de encontro na estação velha dos comboios, onde estarão expostas 20 imagens oficiais das festas.

“Fizemos um incremento na programação em quantidade e qualidade e melhoramento da imagem dos cinco palcos, atraindo interesses comerciais e novos patrocinadores”, sublinhou o responsável pelo certame, adiantando que “no Páteo Caramelo, apostou-se nas novas bandas e novos talentos da música portuguesa, conciliando com alguns nomes já conhecidos da nossa região”.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, Manuel Lagarto, sublinhou que “estas festas são cada vez mais populares porque são feitas pelo povo e a pensar nos pinhalnovenses”. “Desde a primeira edição que as festas têm conseguido demonstrar uma forte pujança e renovação”, acrescentou o autarca.

Já o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, afirmou que durante as festas, “Pinhal Novo transforma-se num coreto gigante, onde toda a gente desfila”. “São 20 anos de um enorme património, de consolidação de um modelo que assenta na nossa capacidade de fazer com uma identidade muito marcada”, frisou o edil.

Hoje, dia 9 de Junho, destaque para uma tourada na praça de toiros desmontável junto ao quartel dos bombeiros, pelas 22 horas, e um espectáculo de música portuguesa com vários artistas como Luís Filipe Reis, às 23 horas, no palco da praça da Independência.

Amanhã, dia 10 de Junho, os “Iris” sobem ao palco da praça da independência pelas 23 horas. No sábado, dia 11 de Junho, a animação será constante, com destaque para a grande noite do fado, às 22 horas, no palco do Associativismo, o desfile das marchas populares, pelas 23 horas, no polidesportivo, e à mesma hora, o concerto dos Dialecto, na praça da Independência.

As Festas Populares de Pinhal Novo contam com um orçamento superior a 200 mil euros, contando com um apoio financeiro de 7 mil euros da junta de freguesia e de 34 mil euros da câmara municipal.