Porto de Sines: Jornadas debatem Economia do Mar

O Sines Tecnopolo, em parceria com o porto de Sines (APS), vai promover “Tech Sines ’16 – Por Novos Mares – Jornadas da Economia do Mar”, de 8 a 10 de Julho.

A sessão de abertura está marcada para amanhã, às 9 horas, com a participação de João Franco, presidente da administração da APS, Mónica Brito, directora executiva da Sines Tecnopolo e Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines. Segue-se um momento musical pela Escola das Artes.

As jornadas começam às 11 horas com uma conferência, no auditório da APS, em que participam Rui Azevedo, do Fórum Oceano; Ana Brito e Melo, da WavEC Offshore Renewables; António Pascoal, do Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico; Pedro Madureira, da EMEPC; Jorge Relvas, do Instituto Dom Luiz (IDL – LA) e da Universidade de Lisboa; António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche.

Pelas 15 horas serão apresentados três casos de sucesso empresarial na área da economia do mar, “Alga Plus”, uma empresa de aquacultura, “Team Work Technology”, de energias renováveis e o “Cabaz do Mar”, projecto de valorização do pescado e promoção da identidade das comunidades piscatórias.

Segue-se uma conferência proferida por Thiago Pitta e Cunha, do Fórum Oceano, subordinada ao tema “O desígnio do Mar – como passar da teoria à prática”.

Às 17.30 horas será inaugurada a Feira do Mar, na avenida Vasco da Gama, que incluirá demonstração de actividades e produtos inovadores do mar e que conta já com mais de duas dezenas de expositores.

Paralelamente decorrerão outras actividades como um concurso de embarcações sustentáveis, o Aporvela Project Race (18h), diferentes stakeholders ligados à economia do mar e showcooking (19.30h).

No sábado, dia 9 de Julho, às 10 horas, na praia Vasco da Gama, decorrerá a iniciativa “APS – presente e futuro da APS”, seguindo-se uma visita ao porto de Sines, por terra e mar e uma sessão de roundtables, dinamizadas pelo Turismo do Alentejo – ERT, Aporvela, EDP Inovação, AICEP Global Parques, Alga Plus, APS, FOR-MAR, Ciência Viva e Sines Tecnopolo, desta feita no edifício da Academia do Mar e Energias no Sines Tecnopolo, em Sines.

No dia 10 de Julho, domingo, a Feira do Mar, funcionará entre as 10 e as 19 horas.

Segundo a APS, “este evento, que se pretende ser a primeira de várias edições neste formato e dimensão, será parte de um contributo deste território e dos seus agentes para a concretização de um desígnio nacional, pretendendo explorar o presente e o futuro da Economia do Mar, não só na região, mas também no país”.

De referir que o presidente da APS participou na cerimónia de inauguração do Canal do Panamá, no passado dia 26 de Junho, onde estiveram presentes cerca de 70 de chefes de Estado e de Governo, para além das 20.000 pessoas que aguardaram a passagem do porta-contentores Andronikus, pertencente ao armador chinês COSCO, com capacidade para 9.400TEU. De acordo com as especificações técnicas da nova eclusa do Canal do Panamá, este passa agora a permitir a passagem de navios com um máximo de 12.500 a 13.000 TEU.

João Franco foi convidado em virtude do protocolo de cooperação existente entre o porto de Sines e o Canal do Panamá e da estreita relação com o IPDAL – Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina. De facto, o Terminal de Contentores de Sines – Terminal XXI, oferece dois serviços regulares que atravessam o Canal do Panamá, ligando Sines aos principais portos da Costa Oeste dos EUA e a Vancouver (Canadá), nomeadamente o California Express, um serviço semanal que teve início em janeiro de 2012, e o NWC to Long Beach & Oakland, de cariz bi-semanal e a operar desde maio de 2015, ambos efetuados pela MSC – Mediterranean Shipping Company, segundo armador mundial.

O alargamento do canal traz benefícios directos para o porto de Sines em termos de maior capacidade dos navios e de maior conectividade com economias pacifico-americanas, várias delas com crescimentos de PIB muito interessantes.