EcoParque do Outão pronto para receber 60 caravanas: Câmara de Setúbal investiu 100 mil euros

A Câmara Municipal de Setúbal vai investir 1 milhão de euros na requalificação do antigo parque de campismo do Outão. Para já, na primeira fase, foi aberto um espaço para 60 caravanas.

O EcoParque do Outão, que resulta da requalificação que a Câmara Municipal de Setúbal está a promover no antigo parque de campismo, tem capacidade para o parqueamento de 60 autocaravanas, nesta primeira fase, mas duplicará em 2017. Este é o resultado da primeira fase do projecto, inaugurado na passada semana, que será alvo de uma renovação de forma faseada para que possa funcionar em pleno a partir do próximo ano.

Nesta fase, o parque funciona até 15 de Setembro, apenas com a valência de parque de autocaravanas, com um custo diário de 6 euros, que permite assegurar o estacionamento destas viaturas com segurança e qualidade, evitando o parqueamento em zonas da cidade não adequadas.

“Setúbal tem, a partir de hoje, um renovado e qualificado espaço para a prática do autocaravanismo. Com este parque, reforçamos a oferta local a um segmento da procura turística em crescimento e, em simultâneo, criamos as condições para que os autocaravanistas possam usufruir com qualidade da cidade, da serra e, claro, do nosso rio”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na cerimónia de reabertura da primeira fase do espaço.

Maria das Dores Meira advertiu que com este novo espaço, todas as autocaravanas “têm de sair da zona ribeirinha”.

Para receber as autocaravanas nesta fase, a autarquia procedeu à limpeza do espaço, que se encontrava bastante degradado, bem como à recuperação e tratamento das zonas verdes e à reabilitação do edifício da receção. Além de um novo design interior da recepção concebido por João Maria, as fachadas foram pintadas pelo grafitter Smile, com golfinhos e outros motivos alusivos ao Sado. A intervenção incluiu ainda a reabilitação as infraestruturas eléctricas e de água e a criação de uma estação de serviço para autocaravanas e de uma rede localizada de água e esgotos com armazenamento e sistemas de recolha e transporte para uma ETAR.

Estão ainda a funcionar balneários em instalações provisórias, com duches e casa de banho, uma vez que o antigo edifício será totalmente requalificado, e os utilizadores dispõem ainda de máquinas de venda automáticas e de ecopontos e contentores para resíduos sólidos.

O espaço terá também segurança, para garantir, assim, neste Verão, o parqueamento de autocaravanas, fase que não inclui outros serviços, como a admissão de tendas ou caravanas.

A partir do próximo ano, o EcoParque do Outão terá todas as valências de campismo, caravanismo, autocaravanismo, e campismo com bungalows em madeira, “assumindo-se como um parque ecológico de referência, a nível nacional e internacional, com diferentes funcionalidades assentes em boas práticas de sustentabilidade”.

Além da recuperação das instalações sanitárias, será criada uma lavandaria e engomadoria e haverá um pequeno restaurante do lado de fora da vedação, com acesso pelo interior e exterior do parque. O projecto integra a construção de uma estação de tratamento de águas residuais e de aproveitamento das águas das chuvas e a concessão de infraestruturas eléctricas com preocupações de eficiência energética.

O encargo da Câmara Municipal de Setúbal, nesta primeira fase, ultrapassou os 100 mil euros, estando previsto um investimento total na requalificação do parque de campismo do Outão de cerca de um milhão de euros. Uma parte deste montante poderá, no entanto, ter comparticipação financeira ao abrigo de fundos comunitários, caso sejam aprovadas as candidaturas que o município vai apresentar ao Portugal 2020 para os projectos de eficiência energética e de tratamento e valorização de águas residuais e pluviais.