C.A.S.A. precisa de apoios e voluntários: Delegação de Setúbal atravessa dificuldades

Delegação de Setúbal do Centro de Apoio aos Sem-Abrigo (C.A.S.A.) presta ajuda a 154 pessoas. Neste momento, dá apoio a 47 famílias, com 49  menores, e encontram-se nove famílias em lista de espera, das quais sete inscritas directamente na instituição e duas 2 referenciadas pela SEIES (Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social).

Os utentes em condição de sem-abrigo atingem os 40 (todos do género masculino), registando-se um aumento brutal desde Julho. Habitualmente, a instituição atendia cerca de 20 pessoas.

Os utentes estão divididos em dois grupos e são atendidos em dias alternados (levam um pouco de todos os produtos doados). As pessoas em condição de sem-abrigo são atendidas todos os dias (fazem uma refeição quente completa e levam géneros). São feitos avios de acordo com os produtos angariados nas campanhas, nunca mais de seis por ano.

Neste momento a associação conta com 49 voluntários inscritos (33 mulheres e 16 homens). Só cerca de metade integram com regularidade as equipas diárias de recolha e distribuição.

O C.A.S.A. conta com apoio dos restaurantes: Churrasqueira “Micas” (carácter pontual); “Solarzinho da Amélia” (quartas-feiras fornece sopa do cozido à Portuguesa); “Pancada do Mar” (sextas-feiras fornece duas panelas de caldo verde); Nautur (carácter pontual); Academia de Râguebi (carácter pontual); Supermercado Biológico Gasshô (regular mas em quantidades residuais); Estabelecimento Prisional de Setúbal (quinzenalmente doa o leite excedentário do estabelecimento); Lojas Pingo Doce Setúbal (diariamente após o fecho das lojas); Escola de Turismo de Setúbal (acções de angariação de fundos para o C.A.S.A.); Cabaz da Horta (carácter pontual); Gásvari (oferece o gás que utilizamos); Exaclean (oferece com alguma regularidade produtos de limpeza).

O C.A.S.A. tem como principais necessidades um técnico com competências para avaliação de novos processos e reavaliação dos utentes apoiados, viatura com caixa  com capacidade para transporte de caixas isotérmicas (não precisamos de viatura alocada à associação, apenas o usufruto diário entre as 20h e as 23h30), produtos para higienização das instalações (existe uma empresa que pontualmente doa alguns produtos), descartáveis de uso diário (sacos lixo, copos plásticos, guardanapos, luvas descartáveis), verba fixa para liquidar despesas mensais (água, eletricidade, gás), frigorífico tipo industrial (permitiria procurar mais doadores, o actual causa grandes limitações de armazenamento).

A nível de instalações, é preciso concluir as escadas para o escritório que estão em bruto, a clarabóia com infiltrações por resolver, e a remodelação do espaço por forma a tornar mais acolhedor (nova pintura, mobiliário mais moderno).

É necessário também realizar acções de formação para voluntários na área da segurança alimentar e acção social e para utentes sobre gestão orçamento familiar, responsabilidades parentais