Casa da Poesia de Setúbal celebra Natal com poemas: Jantar reuniu quatro dezenas de pessoas

Cerca de quarenta poetas e convidados reuniram-se no jantar de Natal da Casa da Poesia de Setúbal. O evento contou com a leitura de poemas e Alexandrina Pereira revelou que vai continuar à frente da instituição.

 Florindo Cardoso

A Casa da Poesia de Setúbal realizou um jantar de Natal no passado dia 9 de Dezembro reunindo cerca de quatro dezenas de pessoas, entre as quais a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa. O evento foi preenchido com a leitura de poemas.

Maria das Dores Meira disse que é “emocionante ver esta cidade com tanta gente a fazer e a respirar cultura”, revelando que existem mais de quatrocentos poetas em Setúbal. “É um sinal muito positivo porque é uma cidade que está viva”, frisou a edil sadina.

Já Alexandrina Pereira afirmou que este jantar pretendeu contribuir para a “confraternização e troca de poemas”, sublinhando que o grande objectivo da associação é ter uma sede de maior dimensão.

“Os dois primeiros anos da Casa da Poesia foram de implementação e isso foi alcançado através das actividades culturais, recordando poetas, evocando outros e trazer alguns a locais da cidade”, frisou a dirigente, acrescentando que “temos um espaço que consideramos nobre na localização mas parco, não podemos fazer lá nada além das reuniões, e o nosso grande objectivo é a recolha e guardar tudo o que se publica em Setúbal”.

“O espólio que vai chegando é canalizado para a biblioteca mas gostaríamos ter um espaço para receber as pessoas”, disse ainda Alexandrina Pereira, anunciando a sua recandidatura na presidência da direcção nas eleições que decorrem hoje dia 22 de Dezembro, para os novos órgãos sociais da associação. “Se houvesse outras listas a concorrer ainda pensaria se candidataria ou não, porque o associativismo cansa, mas isso não aconteceu e não podemos deixar cair o projecto e vamos continuar”, sublinhou Alexandrina, uma dos quatro fundadores, juntamente com Fernando Paulino, Maria do Carmo Branco, Eduardo Gonçalves, da Casa de Poesia de Setúbal.

A Associação da Casa da Poesia de Setúbal conta com 80 sócios que pagam uma quota de um euro por mês. “Temos de rever esse valor porque temos actividade de muita despesa”, disse, contando com os apoios da Casa Ermelinda de Freitas através do evento dos vinhos solidários e de um subsídio da União de Freguesias de Setúbal.

Recorde-se que ontem, na Casa de Bocage, a Casa de Poesia e o pintor Nuno David ofereceram um quadro alusivo ao poeta sadino, numa tarde cultural. Esta iniciativa surgiu no seguimento da palestra “A cultura europeia na época de Bocage”, proferida por Manuel Palma Rodrigues, decorrida no Club Setubalense, onde o pintor Nuno David foi convidado a pintar ao vivo. “Nuno David foi pintando aquilo que se ia falando criando um quadro, tendo a amabilidade de o oferecer à Casa da Poesia de Setúbal”, revelou Alexandrina Pereira. “A Casa da Poesia decidiu oferecer esse quadro à Casa de Bocage.

De referir que esse quadro estava patente na exposição “Numa manhã perfumada de um dia qualquer” com mais de duas dezenas de quadros pintados, na maioria, a aguarelas, mas também alguns em óleo e acrílico, na Casa da Baía.