Nuno Canta preocupado com carreira Montijo-Lisboa: Reúne com administração da Transtejo

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, apresentou as preocupações dos utentes dos barcos da Carreira Montijo-Lisboa, designadamente os problemas relacionados com as recentes avarias nos navios, ao presidente da Administração da Transtejo, Tiago Farias. O edil fez-se acompanhar do presidente da Junta da União das Freguesias do Montijo e do Afonsoeiro, Fernando Caria.

Nuno Canta alertou que “têm ocorrido supressões de carreiras pela avaria dos barcos, com atrasos significativos na partida e chegada dos munícipes aos empregos e escolas, o que obriga a carreiras sobrelotadas, uma situação que exige uma resposta imediata da Transtejo”.

O presidente da Transtejo reconheceu os problemas, nas várias carreiras fluviais em operação, a maioria deles em resultado de avarias inesperadas e do envelhecimento das embarcações, mas que tem procurado resolver com celeridade de modo a não afectar a carreira do Montijo. O responsável informou, ainda, que já entraram recentemente em funcionamento duas embarcações reparadas. Tiago Farias considera que com o reforço destas embarcações operacionais poderá responder com maior capacidade a uma futura avaria mecânica noutra embarcação.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo questionou ainda a Transtejo sobre a ausência de iluminação pública no arruamento envolvente ao parque de estacionamento do Cais do Seixalinho. Em resposta, o líder da empresa referiu que tinha recebido a queixa do município do Montijo sobre a referida iluminação pública e que está a proceder à sua reposição.

No final da reunião, Nuno Canta agendou uma nova reunião com o conselho de administração da Transtejo, para o próximo mês de Janeiro, com o objectivo de efectuar um balanço conjunto dos resultados da presente reunião na vida dos utentes dos barcos da carreira do Montijo.

De referir que a assembleia de freguesia da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro aprovou, por unanimidade, uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda, que pede à Transtejo que “tenha mais respeito pelos utentes, cumpra os horários dos barcos e tome medidas para que as infraestruturas – gare, luz e parque de estacionamento estejam em condições de uso para os utentes”.

Os autarcas tomaram esta decisão tendo em consideração a situação, que existe actualmente, com os barcos da Transtejo, denotando “uma falta de respeito para com os utentes dos barcos, relativamente a alteração e redução nos horários dos barcos e degradação, dia após dia, das infraestruturas no cais do Seixalinho, nomeadamente gare, luz e estacionamento”.

A moção vai ser enviada à camara e assembleia municipal e aos partidos políticos da Assembleia da Republica, governo a ministério da tutela.