Rotary Club de Palmela: Bombeiros Voluntários de Palmela são os profissionais do ano

O Rotary Club de Palmela distinguiu a corporação dos Bombeiros Voluntários de Palmela como “Profissional do Ano”, numa cerimónia que reuniu mais de uma centena de pessoas no salão nobre da instituição, entre as quais a vice-presidente da câmara, Adília Candeias, o presidente da junta de freguesia, Fernando Baião e o 2.º comandante, Eduardo Martins. Estiveram ainda presentes três profissionais já distinguidos, Simone Fragoso, Maria João e Sebastião Fortuna e representantes dos bombeiros voluntários de Pinhal Novo, Águas de Moura e Moita.

Jaime Filipe Puna, presidente do Rotary Club de Palmela, explicou que a decisão de homenagear a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Palmela deve-se ao facto de “prestarem um serviço com princípios e ideais com os quais o movimento rotário se identifica”, salientando que “fraternidade, amizade e ajuda ao próximo são valores que pautam diariamente todos os profissionais, homens e mulheres, de todas as corporações de bombeiros no país e aqui em Palmela”.

“É uma homenagem justa e uma maneira de reconhecer o trabalho que é feito com mérito, dedicação e muitas vezes, com o sacrifício da própria vida”, disse o responsável, lembrando a afirmação de Octávio Machado, há 23 anos, presidente desta instituição de que “para ser bombeiro é preciso paixão e emoção”.

“Estes bombeiros são voluntários por opção e profissionais na acção”, destacando o facto de “arriscar a vida diariamente, recebendo apena 1,88€ por hora”, disse ainda Jaime Filipe Puna.

O presidente dos rotários de Palmela destacou os momentos da instituição homenageada, nomeadamente a fundação em 11 de Novembro de 1937, completando este ano o 80.º aniversário, inauguração das actuais instalações em 1981 que permitiu “ter melhores equipamentos e capacidade de resposta prestada à comunidade”.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Palmela elogiou o papel dos bombeiros na comunidade. “O presidente da junta dorme descansado porque sabe que tem aqui uma corporação de bombeiros que nos permite estar bem seguros”, disse Fernando Baião.

Por sua vez, a vice-presidente da Câmara Municipal de Palmela realçou que “fico muito feliz com este reconhecimento aos bombeiros voluntários que são uma referência local e nacional”. “Nunca é demais valorizar o papel dos bombeiros que arriscam a vida todos os dias para salvar vidas e resolver muitos problemas dos outros”, afirmou Adília Candeias.

“Não é apenas uma homenagem, é um incentivo ao seu trabalho, ao voluntariado, à coragem por arriscar a vida por amor ao próximo, à solidariedade e á segurança das populações”, concluiu a autarca.

O 2.º comandante lembrou que “a nossa missão é sem sombras de dúvidas uma causa nobre”. “Agradeço em nome de todos os homens e mulheres desta corporação este reconhecimento”, salientou Eduardo Martins, adiantando que “estamos sempre disponíveis e podem contar connosco”.

O vice-presidente da instituição agradeceu o “reconhecimento da sociedade civil pelo trabalho dos bombeiros, pois estes são merecedores” porque “durante todo o ano estão sempre disponíveis” em prol da comunidade. “A prontidão e a eficácia do nosso trabalho é a nossa grande motivação”, adiantou Joaquim Caçoete.