Obras no IC1 arrancam em Abril: Entre Alcácer do Sal e Grândola

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou, na semana passada, que vai avançar em Abril com obras urgentes no troço do IC1 (Itinerário Complementar), via que liga Alcácer do Sal e Grândola e que está em avançado estado de degradação há vários anos.

A IP anunciou ainda que no próximo mês lançará o concurso público para a empreitada de requalificação estrutural mais profunda, que está orçada em cerca de seis milhões de euros.

Esta decisão deve-se ao facto das Infraestruturas de Portugal ter assumido a jurisdição do IC1, com a entrada em vigor em Abril do novo contrato da subconcessão do Baixo Alentejo.

Em comunicado, a IP adianta que o Tribunal de Contas dispensou a necessidade de visto prévio ao contrato renegociado da subconcessão do Baixo Alentejo pelo que “possibilita a entrada em vigor, no início de Abril, do novo contrato de subconcessão, cujo objecto foi reduzido, através da suspensão de trabalhos de construção e requalificação de algumas vias e a retirada de lanços de estrada, como é o caso da reversão para a jurisdição direta da IP do troço do IC1 entre Alcácer do Sal, ao Km 3,4 e Grândola Norte, ao Km 19,1”.”.

Assim, há lugar à reversão para a jurisdição directa da IP do troço do IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola Norte, o que permite à IP “proceder aos trabalhos de beneficiação de que esta estrada necessita, assegurando a reposição com a maior brevidade possível das condições de circulação em segurança”.

No comunicado, a IP salienta ainda que, face ao actual estado de conservação deficitário do lanço do IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola Norte, irá executar uma intervenção com carácter de urgência, no sentido de eliminar parte dos actuais problemas da via. “Esta obra de reabilitação funcional da estrada compreenderá a correcção pontual do pavimento, assim como o nivelamento e regularização da plataforma rodoviária e das bermas”, refere a empresa liderada por António Laranjo.

Esta solução imediata vai ser concretizada a partir de Abril de forma a possibilitar a melhoria das condições de segurança na circulação do IC1, “até que seja possível dar início à empreitada de reabilitação profunda do pavimento, cujo projecto está em fase final de revisão”. A obra vai colocar em parte a funcionalidade da via em cerca de 90%, com a “correcção pontual do pavimento e o nivelamento e regularização da plataforma rodoviária das bermas”, em que alguns pontos do IC1 são de elevada perigosidade para quem utiliza diariamente a estrada.

Foram muitos os protestos que as comissões de utentes e autarquias de Alcácer do Sal e de Grândola organizaram para chamar a atenção dos governantes do estado desta via.

Recorde-se que Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, afirmou em Setembro último, que o concurso iria avançar mas só quando tivesse toda a negociação feita com a concessionária.

De referir que os presidentes das câmaras municipais de Alcácer do Sal e de Grândola, Vítor Proença e António Figueira Mendes, respectivamente, mostram-se cépticos, após promessas anteriores não cumpridas pelo que aguardam o início das obras.