Universidade Sénior do Montijo Sala Multiusos inaugurada na Quinta do Saldanha

A nova sala multiusos da Quinta do Saldanha vai receber várias actividades culturais, estando já programadas quatro exposições de pintura e desenho.

 

A vereadora da Acção Social da Câmara Municipal do Montijo, Maria Clara Silva, inaugurou na passada sexta-feira, dia 21 de Março, a Sala Multiusos da Universidade Sénior do Montijo, na Quinta do Saldanha. A nova sala foi palco de um concerto entre gerações, com o jovem talento montijense Luís Sequeira e a inauguração de uma exposição de pintura dos alunos da universidade.

“Há dez anos iniciámos um caminho com a Universidade Sénior do Montijo, na biblioteca municipal, um trabalho de uma forma simples com os nossos séniores” e depois “viemos para a Quinta do Saldanha, onde paulatinamente fomos ocupando salas e hoje está praticamente todo o edifício”, disse a vereadora.

“Estamos aqui a inaugurar mais um espaço que estava alugado e sendo desocupado a câmara municipal entendeu que seria ideal para uma sala multiusos”, afirmou Maria Clara Silva, frisando que “obviamente vai ser mais utilizada pelos alunos da universidade mas pretende-se que seja aberto à comunidade”.

A autarca lembra que “o espaço foi entregue em muitas más condições, estava praticamente destruído e foi recuperado em tempo recorde graças ao empenho dos nossos trabalhadores”.

Para Gabriela Guerreiro, da autarquia, “o espaço foi devolvido à comunidade montijense para a organização de eventos de natureza cultural”, sendo “da maior importância, pelo seu valor patrimonial”.

Por sua vez, o presidente da Comissão Representativa de Alunos e Professores da Universidade Sénior do Montijo, salientou que “há muito tempo que desejávamos ter um espaço para fazer as nossas actividades para realizar um leque mais alargado como colóquios, workshops, exposições e sessões musicais”. “Agradeço à câmara e aos trabalhadores porque fizeram um trabalho notável em três meses”, adiantou.

Neste momento, já existe um programa que contempla quatro exposições de desenho e pintura.

De referir que com a inauguração desta sala, a Universidade Sénior do Montijo, vai receber as inscrições para novos alunos e as aulas, no rés-do-chão, em vez do primeiro piso, permitindo assim maior mobilidade e acesso dos séniores ao edifício.

A Universidade Sénior do Montijo nasceu em 2006. Situada na Casa Senhorial – Quinta do Saldanha, dirige-se a pessoas com 50 e mais anos, mantendo-as activas e interessadas por diversas áreas de estudo e saber, incrementando a sua autoestima e gosto pela aprendizagem ao longo da vida. Para além do calendário lectivo, a Universidade Sénior do Montijo promove também várias atividades extracurriculares.