Alcochete: Câmara requalifica miradouro Amália Rodrigues

A Câmara Municipal de Alcochete aprovou o projecto de execução de requalificação do miradouro Amália Rodrigues, situado na zona ribeirinha, que dará continuidade à intervenção já realizada no Passeio do Tejo. O projecto será alvo de uma candidatura a fundos europeus, no âmbito do Portugal 2020.

“É um privilégio para a câmara municipal trabalhar com professor Sidónio Pardal, autor também do projecto de requalificação do Passeio do Tejo, que sempre nos manifestou grande preocupação em que a intervenção não criasse uma ruptura com a realidade existente e talvez por isso, foi absorvido de forma natural, porque as pessoas se revêm na obra”, disse Luís Miguel Franco, presidente da Câmara Municipal de Alcochete.

“É esse pensamento que está presente neste projecto assim como na 2.ª fase da componente terrestre respeitante ao Jardim do Rossio, em relação ao Parque Urbano do Alto dos Moinhos e é também é esta filosofia que o professor está a desenvolver para o projecto de execução do Pinhal das Areias e Sítio das Hortas”, acrescentou o autarca.

Quanto à promenade prevista no projecto inicial, e que não vai avançar nesta fase, Luís Miguel Franco explicou que “não é por ónus imputável à câmara municipal, mas porque não existiu possibilidade de negociar no mesmo formato com que negociámos com a APL (Administração do Porto de Lisboa), no que respeita ao Passeio do Tejo, decidimos aproveitar os fundos comunitários do Portugal 2020 e nesse sentido sugerimos ao professor que concebesse uma intervenção que permitisse no futuro a tal promenade”.

Para o professor Sidónio Pardal, responsável pelo projecto paisagístico, o miradouro Amália Rodrigues apresentou-se como um desafio e manifestou uma grande surpresa pelo desnível acentuado existente no local, “que não permite a quem circula no passeio se deslumbre com a paisagem espantosa para o Tejo”, e na apresentação do projecto ao executivo municipal explicou que vai ser criada “uma zona de estar que domina o campo panorâmico do rio e dá um sentido único diferenciador. “Sem as palmeiras o miradouro ficou um sítio vazio e era preciso dar-lhe um conteúdo, criar um relvado e dois mirantes, um de cada lado que vão criar um efeito interessante”, concluiu o professor Sidónio Pardal.

A requalificação deste local permitirá uma vista panorâmica para o estuário do Tejo, integrará uma escadaria informal e uma plataforma relvada e visitável como estadia protegida do trânsito rodoviário, que ficam sobranceiras em relação ao plano de água do rio, além de dois mirantes sobrelevados e arborizados que vão ajudar à definição de uma singularidade do local.

A requalificação do miradouro Amália Rodrigues enquadra-se numa operação integrada na reabilitação do espaço público contempladas na Estratégia de Reabilitação da ARU do Núcleo Antigo de Alcochete e no PARU da vila de Alcochete, com uma área de intervenção com cerca de 5.000 metros quadrados (m2) englobando, além do miradouro, a avenida dos Combatentes da Grande Guerra, desde o seu início até à rua do Norte.

Com esta intervenção, pretende a câmara municipal dar continuidade ao processo de regeneração urbana da frente ribeirinha de Alcochete, que integra o reperfilamento da via e a repavimentação dos arruamentos, privilegiando a área pedonal, com ensombramento assegurado pela plantação de árvores em caldeira nos passeios, reforçando a sua função de estar e de contemplação.