Época balnear arranca a 1 de Junho

A Bandeira Azul vai ser hasteada em 28 praias do distrito de Setúbal,  que inclui o litoral alentejano, a marina de Tróia e o porto de recreio de Sines, mais uma do que em 2016. Em relação ao ano passado, a novidade é a praia Nova, na Costa da Caparica.
Grândola continua a ser o concelho com mais distinções, totalizando dez, Melides, Tróia-Mar, Tróia-Galé, Tróia-Bico das Lulas, Atlântica, Comporta, Carvalhal, Pego, Galé – Fontaínhas e Aberta Nova.
O segundo concelho com mais bandeiras azuis é Almada, tendo seis praias distinguidas: S. João da Caparica, Mata, CDS, Sereia e Tarquínio Paraíso/Dragão Vermelho. Este ano, a novidade é a praia Nova que ganhou também o galardão.

Segue-se Sines, onde vão receber o galardão cinco praias: Vasco da Gama, S. Torpes, Morgavel, Vieirinha – Vale de Figueiros, Praia Grande de Porto Côvo e Ilha do Pessegueiro.
Sesimbra manteve as quatro bandeiras azuis, Lagoa de Albufeira – Mar e Moinho de Baixo – Meco, Califórnia, e Ouro.
Santiago do Cacém foram distinguidas duas praias: Vasco da Gama, S. Torpes, Morgavel, Vieirinha – Vale de Figueiros, Praia Grande de Porto Côvo e Ilha do Pessegueiro.
Setúbal tem apenas a praia da Figueirinha a içar a Bandeira Azul.

A nível do país, este ano são 320 praias com Bandeira Azul, mais seis atribuições do que em 2016, segundo a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Há 14 novas praias, reentraram para a lista cinco praias e saíram 13. O galardão vai ser entregue também a 14 marinas, menos três do que no ano passado, e a cinco eco-embarcações turísticas. Das 320 praias, localizadas em 83 concelhos, 292 são praias costeiras e 28 praias fluviais.
A Quercus também já divulgou a lista de “Praias com Qualidade de Ouro” as zonas balneares portuguesas em que as águas apresentam melhores resultados em termos de qualidade e este ano foram distinguidas 396 praias com “Qualidade de Ouro”, 351 zonas balneares costeiras, 9 de transição, e 36 interiores. No distrito de Setúbal, 43 praias recebem o galardão. Almada tem 17 distinguidas: Bela Vista/Nova Vaga, Cabana do Pescador, Castelo, CDS/St. António, Cova do Vapor, Fonte da Telha, Infante, Mata, Morena, Praia Nova/Nova Praia, Rainha, Rei, Riviera, S. João da Caparica/Praia do Norte, Saúde, Sereia e Tarquínio-Paraíso/Dragão Vermelho. Em Grândola são 10: Aberta Nova, Atlântica, Carvalhal, Comporta, Galé-Fontaínhas, Melides, Pego, Tróia-Bico das Lulas, Tróia-Galé, Tróia-Mar. Segue-se Sines com 6: Grande de Porto Covo, Ilha do Pessegueiro, Morgavel, S. Torpes, Vasco da Gama e Vieirinha-Vale Figueiros. Sesimbra com 4: Califórnia, Ouro, Lagoa de Albufeira e Moinho de Baixo (Meco). Também Setúbal obteve 4: Figueirinha, Galapinhos, Galapos e Portinho da Arrábida. Santiago do Cacém tem duas: Costa de Santo André e Fonte do Cortiço.
De referir que na praia da Figueirinha serão desenvolvidas diversas acções de sensibilização ambiental. Ao longo da época balnear, entre 10 de Junho e 17 de Setembro, estão previstas diversas acções, nomeadamente a 5 de Julho, na praia da Figueirinha, a “Caça às Beatas”, desenvolvida com a APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho e o Movimento Portugal Sem Beatas, e, a 19 de Julho, no mesmo local, a acção de sensibilização para o lixo na praia “Não deixes nada para trás!”, em parceria com a APLM.