Montijo recebe Feira do Porco em 2018: Câmara e organização assinam protocolo

A próxima edição da Feira do Porco está já agendada para os dias 17, 18 e 19 de Maio de 2018, no Parque de Exposições Acácio Dores, antiga Montiagri.

A Câmara Municipal do Montijo e a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) assinaram no passado dia 17 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um protocolo que formaliza a organização da 24.ª edição da Feira Nacional do Porco.

Numa cerimónia simbólica, Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, Vítor Menino e David Neves, respectivamente presidente e vice-presidente da FPAS, assinaram o documento que estreita a colaboração entre as duas entidades para a realização da Feira do Porco, um dos certames mais importantes do país.
Um momento de satisfação para a Câmara Municipal do Montijo, pois significa que a cidade vai “voltar a acolher um certame de importância significativa para o Montijo, uma vez que o sector da suinicultura é um elemento fundamental da nossa actividade económica”, afirmou o presidente Nuno Canta.
Vítor Menino agradeceu o empenho e a dedicação da câmara neste um evento “que potencia o Montijo, dá visibilidade e contribui para a sustentabilidade do sector da suinicultura, um sector moderno, que respeita o ambiente e contribui para o desenvolvimento do país”.
O protocolo assinado entre a câmara e a FPAS estabelece as responsabilidades de cada uma das entidades. A FPAS está encarregue de delinear todo o programa da feira, promover o evento e organizar as jornadas técnicas. Por sua vez, a câmara ficará responsável por um conjunto de melhorias no recinto do Parque de Exposições, como pinturas, melhoria das condições de ventilação dos pavilhões, melhoria do aspecto exterior dos pavilhões 2, 3 e 4, entre outras intervenções.

O evento recebeu o ano passado mais de 25 mil visitantes, contando com 300 expositores e três dias de jornadas técnicas. A feira foi segmentada em áreas distintas. O Pavilhão Profissional com 3.800 metros quadrados (m2), com empresas ligadas à fileira da carne de porco, entre as quais 10 espanholas. O Pavilhão Multiusos com a zona profissional, com empresas representantes de diferentes actividades como arte, tecnologia, agricultura, ou construção civil, todas com ligações ao sector da suinicultura. O auditório é reservado para as jornadas técnicas.