Mostra de Vinhos de Fernando Pó recebeu mais de 7.500 visitantes: Casa Ermelinda Freitas arrecadou principais prémios

A Casa Ermelinda Freitas foi a grande vencedora do concurso da 22.ª Mostra de Vinhos de Fernando Pó ao conquistar os prémios de “Melhor Vinho” e do “Público”.

O certame que registou um número recorde de visitantes, superior a 7.500, decorreu de 12 a 14 de Maio, nesta aldeia vinhateira do concelho de Palmela.

O concurso de vinhos contou, este ano, com 28 tintos de 28 produtores do concelho, que estiveram, também, disponíveis para prova pelo público. Os “10 Melhores Vinhos do Ano” seleccionados em prova cega pela câmara de provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), são os seguintes: Casa Ermelinda Freitas (1.º); Fernando Santa Pereira (2.º); Casa Agrícola Assis Lobo (3.º); Quinta do Piloto (4.º); Maria Alice Carreira Palhoça (5.º); Casa Agrícola das Passarinhas (6.º); Agrosilvestre (7.º); António José da Costa Carreira (8.º); Celestina & Gomes Agropecuária (9.º) e Freitas e Palhoça (10.º).
Os visitantes tiveram a oportunidade de provar e comprar os melhores vinhos, contactar com as empresas produtoras e participar num conjunto de experiências enoturísticas com caminhadas e passeios de charrete pelas vinhas, os showcookings e propostas gastronómicas com as adegas locais. O certame contou com 16 pavilhões, 12 dos quais de empresas vinícolas da região e restantes de produtos regionais, desde os doces aos enchidos. A gastronomia acompanhou sempre o vinho e não faltaram várias tasquinhas para petiscar e conviver, bem como diversos pavilhões de produtos regionais de qualidade, como os queijos, os enchidos e a doçaria.
Andreia Bento, da Comissão da Mostra e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, faz um balanço “muito positivo”. “Estávamos expectantes porque existiam outros eventos nacionais mas o S. Pedro ajudou-nos e o nosso objectivo foi alcançado”, desabafou a responsável, agradecendo a participação dos produtores.
O “Prémio do Público” que foi uma das novidades desta mostra é para “continuar seguramente”. “Teve receptividade e demonstrou que aquilo que o painel de provadores escolheu esteve de acordo com o público”, disse Andreia Bento, frisando que “as pessoas gostaram bastante da ideia do ‘Prémio do Público’ porque sem dúvida provaram e viram o seu reconhecimento”.
Andreia Bento disse ainda que a edição de 2018 será uma grande mudança com as novas instalações que estão a ser construídas para realizar este evento, “permitindo melhores condições e fazer mais coisas”.
Henrique Soares, presidente da CVRPS, disse que “os vinhos vão se vendendo cada vez mais e melhor, a qualidade dos vinhos de Palmela tem vindo a afirmar-se nos últimos anos”.
Já o presidente da União de Freguesias de Poceirão e Marateca, José Silvério, realçou “o trabalho desta comissão de jovens nesta festa tão importante”, que a autarquia apoiou desde a primeira edição.
O presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, salientou que “neste concelho, que é uma terra-mãe de vinhos, este território vinhateiro da aldeia de Fernando Pó, já está no mapa”, destacando “a importância do trabalho dos vitivinicultores e de outros agentes económicos em torno destas questões e do enoturismo”. “Estamos no caminho certo, mas foi preciso um longo período de muito trabalho e comissões organizadoras”, afirmou o edil.
“Este patamar vai ter que se elevar, estamos apostados em fazer parte desse salto que queremos dar em frente com a qualificação das instalações e um conjunto de medidas associadas à comunicação e marketing, que vão continuar a potenciar este território para contribuir para que os excelentes produtos aqui produzidos, em matéria de vinhos, continuem no mercado que é extremamente competitivo, a marcar pontos e a acrescentar valor a estas famílias e a este território”, adiantou o presidente do município palmelense.
De referir que a empreitada de requalificação da sede da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, que receberá a Mostra de Vinhos em 2018, foi adjudicada por cerca de 160 mil euros, prevendo-se um pavilhão multiusos, de forma a responder às necessidades actuais da instituição e dotando-o de condições mais adequadas para o acolhimento de iniciativas de grande dimensão e afluência de público. O Equipamento terá gabinete técnico-operacional que vai dirigir, no local, o Centro Rural Vinum.