PIMEL em Alcácer do Sal: Tony Carreira, Dama, Virgul e Fábia Rebordão são cabeça de cartaz

Durante três dias milhares de pessoas vão visitar a PIMEL que este ano conta com um forte cartaz musical com Tony Carreira, Dama, Virgul e Fábia Rebordão. A feira espera a maior enchente de sempre.

Florindo Cardoso

O secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, vai inaugurar no dia 23 de Junho, às 18h00, no Pavilhão Gracieta Baião, a 27ª edição da PIMEL – Feira do Turismo e das Actividades Económicas de Alcácer do Sal que apresenta um forte cartaz de espectáculos com Tony Carreira, Dama, Virgul e Fábia Rebordão. O governante será acompanhado dos embaixadores do Alentejo João Catarré e Sílvia Rizzo e do presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença.

O certame que este ano é subordinado ao tema “Sentir Alcácer” coincide com o feriado municipal, no dia 24 de Junho, e deverá bater o recorde de visitantes. “Suponho que vai ser a maior enchente de todos os tempos” e “uma edição fantástica com uma procura muito grande”, disse Vítor Proença, na apresentação oficial do programa da feira, no passado dia 12 de Junho, acompanhado dos representantes dos organizadores, da artista Fábia Rebordão, do cavaleiro António Ribeiro Telles e dos cabos dos forcados de Montemor-o-Novo e Évora que integram o cartaz da corrida noturna, entre os outros.

 


O autarca frisou que Alcácer é “um território de bens alimentares”, adiantando que “o ADN desta edição da PIMEL são as gentes, o que está à frente de tudo são as pessoas, que têm orgulho e auto-estima da sua terra” que em 2018 celebra os 800 anos da atribuição do Foral pelo rei D. Afonso II.

“Esta PIMEL vai também reflectir a actualidade da produção alimentar, com 150 expositores, a mostrar o melhor que temos na agricultura, pecuária, cavalos, e na nossa música portuguesa”, disse ainda o presidente do município alentejano.

Vítor Proença destacou ainda o programa tauromáquico da feira. “A Câmara Municipal de Alcácer do Sal considera que a tauromaquia faz parte da cultura portuguesa e da nossa tradição, goste-se ou não”, e nesta feira terá “executantes de primeira linha”, como António Ribeiro Telles.

Já Francisco Vacas, presidente da Associação de Agricultores de Alcácer do Sal afirmou que no ano passado, a feira foi um sucesso em termos de negócio para o sector e as expectativas para este ano são ainda maiores. “Vamos ter as maiores empresas de máquinas agrícolas representadas na feira, o nosso colóquio vai abordar a agricultura inteligente para dar a conhecer os investimentos dos produtos hortícolas e frutícolas que temos de acarinhar e dar a conhecer, um sector com mais de mil hectares no concelho”.

A Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo volta a ser parceira da autarquia na organização da PIMEL. Carlos Bicha, presidente da instituição local, falou do orgulho em voltar a participar e da importância da instituição bancária com sede em Alcácer do Sal.

A programação artística conta com uma oferta variada. A fadista revelação Fábia Rebordão, actua no dia 23 no palco principal às 22h30, seguindo-se à meia-noite o espectáculo de Virgul. No dia seguinte 24 de Junho, à mesma hora, Tony Carreira subirá a palco para um concerto memorável. Os DAMA actuam no palco principal da PIMEL no dia 25 de Junho, também às 22h30.

A PIMEL 2017 conta igualmente com uma programação diversificada, que inclui exposição de gado e máquinas agrícolas, um colóquio de agricultores, cozinha ao vivo, concursos de doçaria, mel e petiscos, desporto, ateliers e espaço infantil, animação de rua e a corrida de toiros (dia 23, às 22h00). Destaque para a tenda da Entidade Regional de Turismo do Alentejo que apresentará showcookings, tendo como base produtos alimentares locais, sempre às 20h00, nos três dias do certame.

A PIMEL 2017 é promovida numa parceria entre a Câmara Municipal de Alcácer, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo e a Associação dos Agricultores de Alcácer, tendo ainda como patrocinadores ANRITA, Tintas Barbot, Águas Públicas do Alentejo, Turismo do Alentejo e Ribatejo, Super Bock e Delta Cafés.