Galapinhos recebeu galardão de melhor praia da Europa: Cerimónia na Fortaleza de São Filipe

O prémio da “European Consumers Choice” que distingue Galapinhos, na Serra da Arrábida, como a melhor praia da Europa foi entregue à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, numa cerimónia realizada no passado dia 26 de Junho, na Fortaleza de S. Filipe.

O galardão entregue pelo director executivo da European Best Destinations, Maximilien Lejeune, foi atribuído através do portal European Best Destinations, integrado na European Consumers Choice, resulta da votação de 10 mil utilizadores daquela página da internet, oriundos de 136 países e que escolheram o areal sadino de entre 280 zonas balneares do continente europeu.

“A água límpida e transparente, a paisagem natural fantástica e inalterada, um ambiente paradisíaco e, principalmente, pessoas maravilhosas que acolhem os visitantes com extrema simpatia” foram as experiências que conduziram à maioria dos votos na praia de Galapinhos, disse Maximilien Lejeune.

O responsável pelo portal turístico, que fez questão de dizer algumas palavras em português, disse que Galapinhos “está no coração de milhões de pessoas”, lembrando que os votantes são turistas de todo o mundo e os respectivos votos expressam igualmente as experiências vividas nos locais que visitaram.

Já Maria das Dores Meira frisou que o reconhecimento europeu proveniente do galardão é a confirmação de que Galapinhos é “de uma beleza ímpar”, um diamante em bruto, “que deve continuar em bruto”, necessitando apenas, acrescentou, que sejam lapidadas algumas faces para que fique perfeito.

A edil destacou a celebração dos protocolos de delegação de competências com a Agência Portuguesa de Ambiente e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, que passaram para a Câmara Municipal a gestão das praias da Arrábida localizadas no território do concelho. Tal situação vai permitir investimentos municipais superiores a 3,6 milhões como a construção de um passadiço marítimo de ligação do Parque Urbano de Albarquel à praia de Albarquel, a transformação em passeio pedonal do actual esporão da praia da Figueirinha, a construção de um novo cais de apoio à náutica de recreio no Portinho da Arrábida e a melhoria da rampa de acesso utilizada pela náutica de recreio na praia da Gávea.

A edil não esqueceu o problema dos acessos rodoviários às praias da Arrábida, os acessos rodoviários. “Tudo temos feito para sensibilizar, quer a Infraestruturas de Portugal, quer as autoridades policiais, para a necessidade de ter naquela estrada, em particular no troço entre o Outão e o Portinho, um dispositivo de segurança que impeça o estacionamento abusivo e, assim, garanta a segurança de todos os que por ali circulam”, reforçou.

O portal European Best Destinations, que é parte integrante da plataforma European Consumers Choice, e que atribuiu este ano, pela primeira vez, o prémio de melhor praia da Europa, é a mesma entidade através da qual há três anos consecutivos tem vindo a eleger o Porto como melhor destino europeu.

“Agora o desafio que se nos coloca já é outro. É o de trabalharmos para que Setúbal possa receber a distinção de ‘Best European Destination’, atribuído desde 2009 e entregue à cidade do Porto em três edições diferentes, incluindo a de 2017. Será demasiada ambição nossa? Claro que não”, disse Maria das Dores Meira.