FACECO: Secretário de Estado da Agricultura enaltece exportações agrícolas

O secretário de Estado da Agricultura, Luís Medeiros Vieira, revelou que “as taxas de crescimento no sector dos hortifrutícolas são extremamente importantes, temos crescido nos últimos dez anos a uma média de 10% ao ano e só no primeiro semestre de 2017, as exportações aumentarem 22% e o sector das frutas 40%”. A revelação foi feita na FACECO – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, hoje, 21 de Julho, em S. Tetónio.

“As nossas exportações rondam os 1,3 mil milhões de euros e só temos de arranjar 700 milhões nos próximos quatro anos para atingir o objectivo ambicioso de 2 mil milhões de euros”,  disse Luís Medeiros Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Pescas, na inauguração da FACECO – Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, hoje,  21 de Julho, em S. Teotónio.

“Estou certo que com a dinâmica no sector de Norte a Sul do país, esse objectivo porque estamos todos a trabalhar empenhados para que isso aconteça”, disse ainda o governante.

Luís Medeiros Vieira considera que o sucesso da agricultura portuguesa deve-se “à determinação dos nossos agricultores e empresários em acreditar que era possível transformar um sector tradicional em moderno e competitivo”. O sector aumentou 8% enquanto a restante economia 5%.

O secretário de Estado frisou que “as taxas de crescimento no sector dos hortifrutícolas são extremamente importantes, temos crescido nos últimos dez anos a uma média de 10% ao ano e só no primeiro semestre de 2017, as exportações aumentarem 22% e o sector das frutas 40%”.

Luís Medeiros destacou ainda as exportações de animais vivos que atingiram os 150 milhões de euros, nomeadamente de ovinos e caprinos. “Há dez anos as exportações eram insignificantes”, afirmou, neste concelho onde há uma forte produção da raça Limousine.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, salientou que a FACECO “registou este ano  imensa procura, um sintoma de há ânimo na economia local”. “Esta feira tem a particularidade de ter ano após ano ter aqui representados dos diversos sectores da nossa economia local, social e cultura”, afirmou o edil.

A pecuária, agricultura, turismo, artesanato e um intenso programa de animação e a gastronomia serão os pontos fortes do certame promovido pela autarquia de Odemira, em parceria com diversas entidades.

O grande evento de Odemira terá como objectivo a promoção do território, dos seus produtos e actividades, das colectividades e dos actores locais, potenciar o tecido empresarial e cultural e atrair novos empreendedores e investidores para o concelho. A FACECO será a montra das capacidades do território odemirense, patentes nas diversas actividades económicas, sociais e culturais, representadas por diversos expositores. Ao artesanato local será dedicado um pavilhão de exposição, com artesãos a trabalhar ao vivo.

A presença do sector pecuário será mais uma vez bastante forte, com a realização de diversas exposições e concursos de várias raças. Tal como acontece desde há vários anos, a Raça Bovina Limousine estará em grande destaque, pois a FACECO recebe o 29º Concurso Nacional. O certame é o ponto de encontro e de negócio entre criadores nacionais e estrangeiros, naquele que é o concelho onde se encontra a sede da Associação Portuguesa de Criadores de Raça Bovina Limousine e o maior número de efectivos da raça. Ainda no sector pecuário, nota para a realização do 14º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia e do 22º Concurso Regional da Cabra Charnequeira. Será também promovido o 18º Concurso de Mel.

A animação do recinto e os espectáculos voltam a ser grande atracção da FACECO, com muitas actividades para todos os públicos, desde música, teatro, cante alentejano, dança, desporto e muita animação infantil. Na música destaque para a actuação de Aurea, Celina da Piedade e a DJ Isabel Figueira, do Programa da TVI “Somos Portugal” e Rita Red Shoes.

[Best_Wordpress_Gallery id=”8″ gal_title=”FACECO_2017_proprio”]

Esta noite, a partir das 22.30 horas, terá lugar o concerto de Aurea, uma das artistas com maior sucesso junto do público jovem. No dia 22, à mesma hora, é a vez da setubalense Celina da Piedade, com música popular portuguesa. A cantora e acordeonista participou este ano no Festival da Canção. A partir da meia-noite, espaço à dança com a DJ Isabel Figueira, conhecida pelos seus desempenhos como modelo e actriz e mais recentemente como apresentadora de televisão. Finalmente, no último dia, Rita Red Shoes promete encerrar a FACECO em grande estilo.