Arrábida e Sado

Praia de Galapinhos na Arrábida

O Parque Natural da Arrábida e o Estuário do Rio Sado são duas atracções turísticas que a região oferece a quem nos visita. Felizmente que temos cada vez mais turistas que procuram as águas cristalinas da Arrábida ou um passeio pelo Sado, disfrutando da nossa maravilhosa natureza.

São dois bens naturais que criam riqueza, funcionando como alavanca para o desenvolvimento da economia regional.

A Arrábida oferece condições únicas para o incremento do turismo. As praias são bastante procuradas no Verão, tendo o Portinho da Arrábida sido distinguido há poucos anos como uma das 7 Maravilhas Naturais do país. Recentemente a praia de Galapinhos foi considerada a mais bonita da Europa por um importante site internacional de viagens.


Porém há um senão. Este Verão, o problema do estacionamento abusivo entre Galapos e Creiro agravou-se. Apesar de duas operações levadas a cabo pela GNR, bloqueando e autuando automobilistas, continua a reinar a confusão. A falta de civismo é gritante e não há preocupação pelo bem-estar de todos. A situação é crítica e já mereceu alertas de todas a gente, incluindo a presidente da Câmara Municipal de Setúbal. É preciso respeitar as regras. Simplesmente não estacionar em local proibido. Será assim tão difícil!

Arrábida, conhecida pela sua beleza, o verde da vegetação, ainda selvagem, e o azul intenso do mar, é o local perfeito para desfrutar das belas águas ou simplesmente realizar por ali um passeio em qualquer época do ano.

O turismo de natureza já é uma realidade mas é um sector que poderá desenvolver-se bastante devido à elevada procura. Já é possível, por exemplo, fazer parapente na serra, dando belas imagens desta jóia.

A Arrábida tem os seus moinhos no topo, o Convento da Arrábida que com a sua cor branca, parece saído de uma aguarela. Temos a Fortaleza de Santa Maria, sede do Museu Oceanográfico, e onde no século passado viveu o poeta Sebastião da Gama devido ao seu estado de saúde débil, beneficiando assim das propriedades do ar puro da Arrábida. O poeta que descreveu a “Serra Mãe” com o encantamento que desperta interesse em descobrir esse local.

A Arrábida tem todas as condições para se a nossa Riviera natural. Os agentes locais têm de unir-se que fazer daqui um pólo de desenvolvimento turístico, criando infraestruturas capazes e atrair mais gente, que poderá pernoitar por aqui e contribuir assim para a economia da região. Temos condições excelentes para desenvolver a hotelaria, fazer eco resorts. O Palácio da Comenda é um exemplo disso que poderia ser recuperado para receber um equipamento que serviria os turistas.

[Best_Wordpress_Gallery id=”7″ gal_title=”Arrábida”]

O turismo é hoje uma indústria pujante e a que tem crescido mais no país. Precisamos que esse crescimento chegue à Arrábida com a construção de bons equipamentos, recuperação de locais com história. É um mundo para descobrir, preservando sempre o bem essencial: a natureza.

O Estuário do sado que recebe uma das Baias mais Belas do Mundo é outro pólo de desenvolvimento local. Actualmente, assiste-se ao nascimento de empresas que explora esta componente turística, com passeios no Sado, os turistas querem ver os golfinhos, desfrutar das belas vistas e desta beleza natural.