Feira de Sant’Iago à espera de 300 mil visitantes

De 24 de Julho a 2 de Agosto nas Manteigadas

O certame com dez dias de duração aposta num forte cartaz de espectáculos com actuações de Ana Moura, Diogo Piçarra, Expensive Soul, Capicua e Amor Electro, entre outros. Pela primeira vez, o Vitória apresentará a sua equipa principal e os equipamentos no recinto da feira.

A Feira de Sant’Iago que vai realizar-se de 24 de Julho a 2 de Agosto nas Manteigadas espera receber mais de 300 mil visitantes. O certame dedicado a “Bocage: o génio nasceu há 250 anos”, apresenta um orçamento de 400 mil euros, o mesmo do ano anterior, tendo um forte cartaz de espectáculos com Ana Moura, Diogo Piçarra, Expensive Soul, Capicua, GNR e Amor Electro, entre outros.

“São mais de quatrocentos anos de uma feira fortemente enraizada” e “creio que estão reunidas todas as condições para mais uma grande feira de Setúbal”,” disse a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na conferência de apresentação do evento, na passada semana, na Casa da Baía, frisando que “passados mais de dez anos de realização do certame no Parque de Sant’Iago, pouco mais há a dizer sobre este assunto”.

Para a edil, a Feira de Sant’Iago será “sempre o resultado das necessidades da cidade, como forem interpretadas a cada momento”. “Julgo que é tempo de pôr um ponto final em debates antigos, repetitivos e que nada de novo trazem” disse Maria das Dores Meira.

A presidente disse ainda que “queremos que a feira se pague a si própria” adiantando que “não queremos ter dívida com a feira” apostando numa organização centrada em três departamentos da autarquia: Actividades Económicas, Cultura e Comunicação.

Maria das Dores Meira destacou o pavilhão institucional da câmara, que contará com uma área de trezentos metros quadrados dedicada à vida e obra desta figura maior da língua portuguesa. “Bocage e a sua época serão a temática de outro dos espaços do evento, na zona do miradouro, que contará com uma exposição temática, animações, jogos de época e um botequim bocageano” afirmou a edil.

A autarca destacou ainda a área institucional com a “presença de diversas empresas e instituições do concelho e o Espaço Freguesias, onde será possível conhecer a actividade das nossas juntas e um pouco mais da gastronomia setubalense”.

“Quero destacar no programa desportivo da feira cinco grandes eventos: Gala de Boxe, de uma mega Aula de Zumba, da Gala de Patinagem, da Maior Aula AquaFitness de sempre e, no topo, da apresentação oficial da equipa de futebol profissional e novos equipamentos do Vitória Futebol Clube” disse.

De referir que o Vitória Futebol Clube escolheu o certame para, no dia 28 de Julho, às 21H, fazer a apresentação da equipa sénior de futebol e os equipamentos oficiais a utilizar durante a época 2015/2016, à qual se segue uma sessão de autógrafos.

A feira apresenta algumas novidades como a criação de mais uma zona de espectáculo na Praça dos Bares, um concerto único com as três centenárias bandas filarmónicas do concelho (Capricho, Perpétua e Providência), uma homenagem ao Canto Alentejano, animação diária no recinto dedicada a Bocage.

De salientar que já estão confirmadas duzentas participações no certame, com destaque para o movimento associativo em pavilhões institucionais com a presença de cerca de quarenta colectividades, a maior de sempre, para além do recinto estar praticamente lotado a nível de número de feirantes.

Ana Moura abre concertos

No Palco Setúbal vão actuar alguns dos artistas mais conhecidos do grande público. Entre os espectáculos previstos, destaca-se o concerto de Ana Moura no dia de abertura, 24 de Julho, às 22h30.

No dia seguinte, à mesma hora, o destaque vai para a Grande Filarmónica Setúbal, projecto que reúne pela primeira vez numa actuação conjunta todas as bandas filarmónicas do concelho, a Sociedade Musical Capricho Setubalense, a Sociedade Filarmónica Providência e a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Ao maior palco instalado no certame sobem ainda artistas como Diogo Piçarra, no dia 27, às 22h30, “Expensive Soul”, que se estreiam em Setúbal no dia 29, pelas 22h, e Toy, juntamente com artistas convidados, a 30, também a partir das 22h. “Capicua” ocupa o Palco Setúbal no dia 31, às 22h30, enquanto os “GNR” actuam no dia 1 de Agosto, às 22h. “Amor Electro”, grupo também conhecido pela autoria da música do genérico da telenovela da SIC “Mar Salgado”, rodada em Setúbal, actuam no último dia da Feira de Sant’Iago, a 2 de Agosto, a partir das 22h30.

Florindo Cardoso