“Setúbal Custom Weekend” atrai milhares amantes das Harley Davidson

Mais de 20 mil pessoas e 3 a 4 mil motas, provenientes do país e estrangeiro, vão reunir-se no dia 30 de Setembro no “Setúbal Custom Weekend”, evento dedicado ao universo motard e, em particular, à icónica marca Harley Davidson, que decorrerá, junto à praia da Saúde.

Trata-se já da terceira edição do encontro, promovido pelo grupo “Harley Riders Setúbal”, em parceria com Câmara Municipal de Setúbal e com os patrocínios da Harley Davidson e Jack Daniel’s, inclui um programa repleto de iniciativas, no dia 30 de Setembro, entre as 10h00 e as 21h00, e está a afirmar-se no panorama nacional como um dos principais pontos de encontro dos adeptos de motos customizadas e, em especial, de Harley Davidson.

Marco Oliveira, da organização, salienta que “vamos ter 75 expositores, e o conceito continua a ser o mesmo, com entrada gratuita”, acrescentando que é “um evento para a cidade, aberto às famílias”. “Não é um típico evento motard, é também dedicado à customização, vamos ter artesãos a trabalhar ao vivo”, disse o responsável, frisando que o acontecimento já é conhecido a nível nacional.

Já a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, considera que este encontro “ajuda ao reposicionamento da cidade de Setúbal, temos aqui uma grande diversidade de eventos que previlegia todos os gostos”. “Este evento traz à cidade outros públicos que podem usufruir da restauração, hotelaria, dos espaços culturais, património e natureza, aqui toda a gente tem lugar”, salientou, adiantando que “a câmara recebe de braços abertos porque é uma forma de promover a cidade”.

Após ter recebido cerca de 15 mil visitantes na primeira edição e 20 mil na segunda, a organização do “Setúbal Custom Weekend” antecipa mais uma edição de sucesso. Os expositores irão mostrar as suas últimas construções/criações de motos de vários estilos como as Chopper, Café Racer, Bobber, entre outras. As alterações podem ir desde uma “simples” pintura até a alterações mais profundas de mecânica, design estrutural e performance das motos.

Para além das motos expostas, esta será uma oportunidade de ver diversos artesãos executar ao vivo as suas obras como pintura com aerógrafo, pinstriping e posca, gravação de metal, trabalhos em pele, etc. Haverá também uma ligação à cultura vintage que estará representada por expositores de roupa, barbeiros, mostra de hot-rods e carros clássicos.

Não faltará a animação paralela com street-food, a actuação de bandas de música rock típica dos anos 50, 60 e 70, e a presença de pin-ups, que fazem igualmente parte da imagem de marca do “Setúbal Custom Weekend”.

Destaque ainda para uma zona de exposição dedicada em exclusivo aos “backyard builders” (construtores amadores), que contará também com atribuição de prémios e iniciativas sociais. O valor obtido reverterá integralmente para uma causa social (em 2016 foram angariados mais de 1.400 euros). “Sempre tivemos uma causa para apoiar, e este ano será para uma instituição que trabalha com crianças”, afirmou Marco Oliveira.

O passeio de motas, que já é tradicional este ano deverá realizar-se em Tróia, com o transporte das motas num ferry-boat.

Na véspera, a 29, entre as 22h00 e as 02h00, o bar “Taifa”, localizado na avenida Luísa Todi, acolhe uma warm-up party. A encerrar o Setúbal Custom Weekend, a 30 de Setembro, no bar “Desassossego”, decorre uma festa afterhours.