Margarida Caetano é Rainha da Festa das Vindimas

Margarida Caetano, natural de Palmela, com 18 anos, foi eleita a Rainha da Festa das Vindimas, num grandioso espectáculo decorrido, no dia 31 de Agosto, no Cine-Teatro S. João. O evento apresentado pelo humorista Diogo Faro contou com a participação do músico Miguel Gameiro e dos FunParra, banda que anima diariamente a festa.

“Não estava nada à espera de ganhar, é uma grande honra ser a Rainha da Festa das Vindimas”, disse a jovem ao “Setúbal Mais”, após ser eleita.

“Cresci em Palmela, é a minha terra, assisti à coroação de várias rainhas e sempre pensei que queria ser uma delas”, confessa Margarida Caetano, que nunca tinha concorrido a concursos de beleza e desta natureza.

A nova rainha, que já fez parte da marcha da “Humanitária”, colectividade centenária de Palmela, afirma que o que mais gosta na Festa das Vindimas é “o convívio e o cortejo em que já participei”. “A Festa das Vindimas significa diversão, cultura, amizade e união”, disse.

Quanto ao futuro profissional quer ser biologia. “Vou agora para a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e depois gostaria de trabalhar num laboratório de farmácia”, revela Margarida Caetano que acaba de completar o 12.º ano de escolaridade na Escola Secundária de Palmela.

Questionada sobre a possibilidade de seguir também a carreira de modelo, a jovem palmelense diz que lhe “faltava a confiança” e por isso estar aqui neste concurso, ao qual concorreu incentivada pelas amigas que também participaram.

 

Além da rainha foram eleitas como:

  • 1.ª Dama de Honor Alícia Isabel, de 18 anos e natural da Quinta do Anjo, que quer ser jornalista; e
  • 2.ª Dama de Honor, Rita Quintans, de 20 anos e natural de Cajados, que pretende ser fisioterapeuta.

A Miss Simpatia, escolhida entre as candidatas é Paolla Moura, 20 anos, brasileira a residir no Pinhal Novo, que ambiciona ser gestora de recursos humanos.

As beldades foram escolhidas por um júri, constituído por Filipe Cardoso, enólogo e administrador das adegas Sivipa e da Quinta do Piloto; Joana Espada, Rainha das Vindimas 2014 e Rainha das Vindimas de Portugal 2015; Jorge Grave, atleta internacional; Carla Fino, cabeleireira; Sandra Rosa, da Sociedade de Instrução Musical da Quinta do Anjo (SIM).

As candidatas desfilaram em quatro componentes: vestuário desportivo, vestidos de gala, traje folclórico cedido pelo rancho da Casa do Povo de Pinhal Novo, e vestidos glamorosos da loja setubalense “Ti Amo”.

De referir que no início do espectáculo foi prestada uma homenagem a Vítor Borrego, recentemente falecido, um dos fundados da Festa das Vindimas.

A presidente da direcção da Associação Festa das Vindimas, Anabela Rito, disse que as expectativas para esta 55.ª edição são “elevadas, dado às alterações efecuadas em 2016 e consolidadas este ano”. “A festa está estruturada da mesma forma, mantivemos o sítio do palco principal para privilegiarmos a instalação da nossa lagariça, com pisa da uva ao vivo, para quem quiser experimentar, o pôr-do-sol n’adega, dando espaço aos nossos produtores”, disse ainda a responsável, destacando a homenagem aos 110 anos do Moscatel de Setúbal, que terá um carro alegórico no cortejo dedicado a esta efeméride.

Já o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, frisou que “estão reunidas as condições para mais uma edição excelente e de prestígio, que faz honra à aquela que é a festa rainha da nossa região”. “Celebrámos na vindima o ritual do trabalho, e do amor da região à cultura da vinha e ao vinho, associado a um ano que mais uma vez vem confirmar a excelência dos nossos vinhos premiados por todo o mundo, batendo todos os recordes, e a colheita esperada aponta para vinhos com boa graduação e de excelente qualidade”, adianta o edil.