O adeus a autarcas

O ano 2017 está a ser fatal para poder autárquico, com o desaparecimento de personalidades de grande relevância. Depois da morte de Augusto Pólvora, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, a 2 de Julho, vítima de doença prolongada, desapareceu também Vítor Borrego, autarca histórico do concelho de Palmela, no dia 23 de Agosto, e ainda Pedro Ferreira, aos 31 anos, político e bombeiro, também pela mesma causa, a 20 de Agosto.

Presidente da Assembleia Municipal de Palmela entre 1990 e 2013 e figura incontornável da vida cívica e associativa do concelho, levando a autarquia a declarar um dia de luto, a 24 de Agosto, o antigo autarca faleceu aos 74 anos. Vítor Manuel Barrocas Borrego foi um dos mais destacados cidadãos do concelho, onde manteve a sua actividade profissional, associativa e política e uma disponibilidade ímpar para a participação cívica, dos mais modestos aos mais complexos desafios.

Completou o curso industrial e frequentou o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e o curso de Direito. Foi desenhador projectista e chefe de desenho da COMETNA – Companhia Metalúrgica Nacional e sócio da empresa Projectal – Estudos e Projectos, Lda., onde se manteve até ao agravamento do seu estado de saúde. Foi presidente das direcções e das assembleias gerais da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e do Palmelense Futebol Clube, instituições a que se manteve sempre profundamente ligado. Foi membro da comissão fundadora da Festa das Vindimas, onde desempenhou o cargo de vice-presidente, presidente da Comissão e presidente da Assembleia Geral da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas. Foi, ainda, presidente da Comissão Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Palmela; membro fundador e vice-presidente da direcção da Cooperativa de Consumo de Palmela – Pluricoop; presidente do Rotary Clube de Palmela; presidente da Assembleia Geral do Núcleo do Sporting Clube de Portugal – Palmela; membro fundador da Tertúlia “Os Quartas”. Foi presidente da Assembleia Geral da APERSA – Associação de Pequenos e Médios Empresários da Região de Setúbal e Alentejo; membro da direcção da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio; membro da direcção da Associação de Futebol de Setúbal.

Manteve uma intensa actividade política como militante e dirigente concelhio do PCP e, enquanto autarca, foi presidente do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Municípios Portugueses e presidente da Assembleia Distrital de Setúbal.

Em 2014, a Câmara Municipal de Palmela, reconhecendo o seu percurso ímpar atribuiu-lhe da Medalha de Honra do Concelho.

Afável e afetuoso, de sorriso pronto, cultivando amizades e encontrando sempre o melhor em cada ser humano, Vítor Borrego será recordado como um cidadão exemplar, de uma inexcedível dedicação ao progresso e engrandecimento do concelho de Palmela.

Por sua vez, Pedro Almeida Ferreira, natural de Lisboa, cresceu em Pinhal Novo, onde cedo se envolveu na vida cívica e associativa. Foi presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Pinhal Novo e integrou a AJCOI (associação juvenil) durante vários anos, tendo sido seu vice-presidente entre 2009 e 2012. A causa dos bombeiros foi uma das suas grandes paixões, tendo integrado os Bombeiros de Palmela e de Pinhal Novo, com a categoria de oficial de bombeiro estagiário, dedicando-se, em especial, às áreas da formação, instrução e consultoria. Na associação pinhalnovense, apoiou, recentemente, o processo de rendição do comandante e colaborou na remodelação do regulamento interno.

O amor à sua terra levou-o, também, a abraçar a vida política. No presente mandato, era eleito na Assembleia de Freguesia de Pinhal Novo.

Desenvolvia trabalho de investigação pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde lhe foi atribuída uma Bolsa de Doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Concluiu vários projectos de investigação em Portugal e foi membro da equipa de investigação no International Institute of Social History, na Holanda.