Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem

Em Cartaz

Moita cumpre tradição com dez dias de animação

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, que vão decorrer entre 8 e 17 de Setembro na vila da Moita, cumprem a tradição. Dez dias bem preenchidos com as habituais “Tarde do Fogareiro”, “Noite do Fragateiro”, procissão, largadas de toiros, feira taurina, festival de folclore, exposição de barcos engalanados no cais e vários espectáculos musicais.
Foi em verdadeiro ambiente de festa que decorreu a apresentação pública do programa das Festas em Honra de Nª Srª da Boa Viagem, no sábado, dia 26 de Agosto. A praça da República encheu-se com uma pequena multidão para conhecer, em primeira mão, o programa das festas e assistir à animação preparada pela comissão de festas para esta noite, com a Charanga do Rosário, a Banda de Zé Bacalhau, o Grupo Al Compás e uma largada de touros.
Para o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, o programa das festas é “diversificado que procura chegar as todas as faixas etárias e proporcionar momentos inesquecíveis”, adiantando que é “a maior festa popular da região, que atrai mais de meio milhão de visitantes, e que potencia o desenvolvimento económico de vários sectores de actividade”.
O certame é inaugurado dia 8 de Setembro, pelas 21h30 ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita, na praça da República, junto ao edifício dos Paços do Concelho. Haverá muita animação de rua com grupos e charangas, terminado a noite com largadas, como manda a tradição.

  • No dia 9, sábado, destaque para a regata de barcos típicos do Tejo, pelas 17h00, o concerto da banda “Dona Elvira”, no palco da marginal, pelas 23h00, a “Noite do Fragateiro”, a partir das 23h30, com fados e bailes, que junta milhares de pessoas. No dia seguinte, terá lugar a tradicional procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, pelas 17h30, e à noite a animação cabe a Yuri da Cunha, pelas 23h30, no palco da marginal.
  • No dia 11 de Setembro, decorrerá a “Noite da Juventude”, com a actuação de Virgul, pelas 23h00, no palco da marginal. No dia 12, “Noite Popular”, com Quim Barreiros a subir ao palco da marginal a partir das 23h00. Pelas 10h30, serão atribuídas as medalhas de honra de mérito municipal, no salão nobre dos Paços do Concelho.
  • A 13 de Setembro, a fadista Ana Moura actuará pelas 23h00 e a 14 de Setembro, os “Amor Electro, à mesma hora, no palco da marginal.
  • Dia 15 de Setembro, um dos pontos altos das festas, com a “Tarde de Fogareiro”, em que cada um leva o seu farnel, com comes e bebes à disposição, juntando milhares de pessoas durante a tarde, a partir das 13h00. Haverá animação musical. À noite, sobem ao palco da marginal, pelas 23h00, Caelum, com a primeira parte do concerto a cargo de “The Rockers”.
  • A 16 de Setembro decorre a “Noite de Música Electrónica”, com DJ Karetus, e DJ Ezzra e DJ André Freitas & Live Fusion.

As festas encerram dia 17 de Setembro, com vários eventos como “Tarde do Rio”, que inclui desfile de embarcações típicas do Tejo, pelas 14h00, cortejo etnográfico com carros alegóricos, devidamente ornamentados por Francisco Abreu Lobo, pelas 17h30, e o espectáculo de encerramento “O rio, a dança e o fogo”, com a colaboração da Academia de Dança Alma Latina da Sociedade Filarmónica Estrela Moitense, pelas 22h45, no palco da marginal. A partir da meia-noite, fogo-de-artifício na caldeia, junto ao cais da Moita.

Facebooktwittergoogle_plus