Montijo – Feira Quinhentista anima centro histórico

Em Cartaz, Montijo

Entre 8 e 10 de Setembro

A Câmara Municipal do Montijo em parceria com a Alius Vetus – Associação Cultural História e Património vai realizar a quarta edição da Feira Quinhentista de 8 a 10 de Setembro, no centro histórico da cidade. Tal como nos anos anteriores, estarão envolvidos dezenas de participantes e são esperadas milhares de visitantes.

O centro da cidade do Montijo faz uma viagem ao passado, até aos tempos em que era Aldeia Galega, para reviver momentos de outra época através das tendas dos mercadores, dos torneios medievais, das recriações de factos históricos e lendas, das danças e música medievais, dos beberes e comeres de outra época, entre muitas outras atividades.

Durante a Feira quinhentista é possível observar a exposição dos “Instrumentos de Tortura e Punição”. Nesta mostra são exibidas réplicas de alguns instrumentos utilizados na Idade Média, tais como, a jaula suspensa, a roda, o empalamento, a forca ou o garrote espanhol, mostrando-nos uma das razões pela qual a Idade Média é considerada por muitos como a Idade das Trevas.

A idade medieval foi uma época de grandes feitos, marcada por uma grande religiosidade, pelas cruzadas, pelas lutas contra os infiéis e o paganismo. É neste contexto que surgem os instrumentos de tortura, que eram empregues nos interrogatórios judiciais e inquisitoriais, destinados a punir aqueles que haviam cometido qualquer tipo de crime, para castigar os hereges, já que para eles a dor da tortura serviria para auxiliar os “pecadores” a redimirem-se dos seus pecados. Normalmente os condenados recebiam a sua pena em público, com o fim de servir de exemplo, tornando-se em autênticos espetáculos para as multidões que os presenciavam, podendo ser queimados na fogueira ou morrer pela forca.

Facebooktwittergoogle_plus