Dia do município de Odemira

Homenagens 156 personalidades e entidades

Odemira vai celebrar a 8 de Setembro, o Dia do Município a cerimónia de homenagem e reconhecimento a 156 personalidades e entidades locais que destacaram quer a nível regional e nacional em diversas áreas de acção. A cerimónia realiza-se pelas 9h00, no Jardim Sousa Prado, na vila de Odemira, culminado com um almoço-convívio, no recinto das festas.

Na área cultural, a câmara municipal presta homenagem a três individualidades, designadamente ao Grupo Cultural de Odemira, a artesã Inês Viana e à Irmã Maria da Ascensão Marques Lourenço, pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura local.

No âmbito do desenvolvimento económico são distinguidas um total de 10 empresas de diversos sectores pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano, que contribuiu para a dinamização económica do concelho.

Pelo trabalho desenvolvido na área da educação ao longo do ano lectivo de 2016/2017 são homenageados os Agrupamentos de Escolas de Colos, Odemira, Sabóia e São Teotónio.

No desporto, são homenageados mais de uma centena de atletas do concelho que obtiveram excelentes resultados a nível individual, em diversas modalidades, tais como o atletismo, canoagem, natação, powerlifting, tiro ao alvo, em competições nacionais, regionais e distritais, bem como em competições de desporto escolar. Nos desportos colectivos, a homenagem vai para o Clube Desportivo de Caça e Pesca de São Miguel, o Clube Náutico do Litoral Alentejano, o Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, o Sport Clube Odemirense e o Agrupamento de Escolas de Odemira.

De referir que a Câmara Municipal de Odemira vai realizar a iniciativa “Setembro Cultural” que tem como objectivo promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população como espectáculos musicais, cinema, animação de rua, teatro, exposições ao ar livre, jornadas do património, a tradicional festividade religiosa e o aniversário da biblioteca municipal.

O 17.º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, nos dias 1, 4 e 5 de Setembro, terá uma programação diversificada.

A vila vai receber o 2.º Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, dinamizado pela Banda Filarmónica de Odemira, com a apresentação dos grupos de câmara e o concerto final, nos dias 1 e 2 de respectivamente.

O largo da Rotunda do Lagar, em Odemira, acolhe até 15 de Outubro a exposição de arqueologia “Quem nos escreve desde a serra?”.

Entre os dias 7 e 9 de Setembro presta-se homenagem à padroeira de Odemira N.ª Sr.ª da Piedade.

O Festival Sete Sóis Sete Luas volta integra espectáculos musicais, teatro de rua, e exposições de pintura, nos dias 16, 17 e 30 de Setembro, respectivamente, na vila.

No dia 17 de Setembro a Igreja da Misericórdia, em Odemira, vai ser palco para a inauguração da exposição “Arte no Rio”, pela Sopa de Artistas, patente ao público entre os dias 23 e 30 de Setembro. Também a partir do dia 17 e até ao dia 30 de Setembro vai estar a decorrer o VI Simpósio Internacional de Escultura de Odemira, onde artistas de diversas nacionalidades vão trabalhar ao vivo junto à zona ribeirinha de Odemira. De 22 de Setembro e até 13 de Outubro, realiza-se mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira com várias exibições de grupos de teatro do concelho.

As Jornadas do Património, com o tema “Património e Natureza”, assinalam-se nos dias 23 e 24 de Setembro, com iniciativas no Rio Mira, entre Odemira e Vila Nova de Milfontes.

Estas iniciativas a par dos espectáculos musicais “Às Quintas no Quintal”, nos dias 14 e 28, e “A Menina do Mar” pela Sociedade Recreativa S. Teotoniense, dia 24, bem como a exposição “Os Seniores e a Arte” com trabalhos dos alunos da Universidade Sénior, patente na biblioteca municipal a partir do dia 20 de Setembro, completam o “Setembro Cultural”.