Feira “Ar Puro” em Grândola – Feira de Caça, Pesca e Actividades ao Ar Livre

Grândola espera cinco mil visitantes durante três dias

A 3.ª edição da feira  “Ar Puro”  Feira de Caça, Pesca e Actividades ao Ar Livre vai realizar-se de 6 a 8 de Outubro e combina aventura, ecoturismo e turismo de natureza e espera a visita de cinco mil visitantes, na vila de Grândola. Esta é a expectativa do presidente da Câmara Municipal de Grândola, António Figueira Mendes, que apresentou o evento a 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, a bordo de uma embarcação no rio Sado.

“Procuramos todos os anos trazer novidades e uma delas é ter animação diversa diariamente, com grupos corais, bombos, e um conjunto de actividades culturais, e manter as inerentes a esta feira que tem a ver com a pesca, caça, ao ar livre e turismo”, disse o edil, acrescentando que o orçamento é entre 7 a 8 mil euros. “É um investimento que tem a ver com o desenvolvimento económico do concelho, que traz muita gente à restauração e hotelaria”, frisou.

Para António Figueira Mendes, “o objectivo é combater a sazonalidade no turismo” no concelho, “cativando pessoas que possam contribuir para a economia, na restauração e hotelaria, prologando o período das actividades turísticas” e “dar prioridade ao interior do concelho” e sobretudo que “as pessoas possam desfrutar de tudo o que existe de melhor em Grândola”.

O autarca disse que esta edição tem “mais expositores” e “pela primeira vez, em colaboração com a Câmara de Sines, actividades ligadas ao surf, vamos inaugurar a observação de aves na lagoa de Melides, creio que temos um conjunto de actividades que atrai pessoas à feira” e também a gastronomia com ementas ligadas à caça.

António Figueira Mendes afirma que “o turismo é o sector com mais importância no concelho mas a caça, com um período curto de actividade até Janeiro, em grupos organizados de caçadas, tem algum peso, e a pesca, com muitas actividades ao longo do ano, com torneios nacionais e internacionais”.

A feira será inaugurada no dia 6 de Outubro às 18h00 e nesse dia a entrada é gratuita. No sábado e domingo, o bilhete custa 1,5 euros mas se comprar para os dois dias custará 2 euros. Alguns destaques desta feira:

7 de Outubro
  • a “prova de Santo Huberto” – zona de caça turística das Barradas da Serra, a partir das 7h30, no campo de treino provisório do Monte da Várzea. Haverá troféus para os três primeiros classificados. A inscrição custa 15 euros.
  • Uma Corrida de Galgos, pelas 17h30 no Parque de Feiras de Exposições. Serão entregues troféus para todos os escalões.
  • O Open de Pesca de Rio, entre as 9h00 e as 13h00 na pista de Santa Margarida do Sado. A inscrição custa 15 euros. O vencedor ganha 150 euros.
  • Torneio de Tiro aos Pratos, pelas 14h30, no Monte da Moitinha. O vencedor recebe 75 euros em vales de compras.
  • Concurso de Podengos, pelas 17h15, no Parque de Feiras e Exposições. Passeio Bio Melides, 13 Km de dificuldade baixa, com partida às 9h00, no miradouro da praia de Melides.
8 de Outubro
  • “Surfcasting em duplas”, entre as 8h00 e as 12h00 decorre na praia do Carvalhal. Inscrição custa 50 euros por cada dupla.
  • Mini Wild Board Race, com partida às 15h00, no Parque de Feiras e Exposições. Inscrições limitadas a 20 pessoas (10 homens e 10 mulheres).

O Alentejo Surf Longboard Cup 2017 tem a primeira etapa dias 7 e 8 de Outubro, na praia do Carvalhal. A segunda etapa será a 2 e 3 de Dezembro na praia de São Torpes.