Autoeuropa: Novo modelo já começou a ser exportado

O novo modelo da Volkswagen, o T-Roc, teve o seu primeiro embarque a 16 de Outubro, através do terminal ro ro do porto de Setúbal, no navio Rockies Higway, com destino a Emden, Alemanha. Seguiram cerca de 1.800 carros, cuja produção foi recentemente iniciada na fábrica da Autoeuropa, em Palmela, para além de outros modelos.

Para assinalar esta primeira operação portuária, estiveram presentes na operação de carga, Lídia Sequeira, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Manfred de Vries e António Oliveira, representantes da Volkswagen Logistics, e Rogério Salgueiro, da Navipor, empresa estivadora responsável pela operação.

Lídia Sequeira realçou a importância que o parceiro Volkswagen (VW) tem para o porto de Setúbal há muitos anos, acrescentando que as expectativas que este novo modelo cria são grandes e que prevê irá ser um grande sucesso.

Já Manfred de Vries agradeceu a cooperação do porto de Setúbal e destacou a importância deste primeiro embarque do novo modelo, prevendo atingir brevemente os 2 milhões de veículos VW movimentados através deste terminal.

Nos primeiros 9 meses de 2017 foram movimentados 154 mil veículos no porto de Setúbal, que corresponde a um aumento superior a 24%, face ao mesmo período em 2016 (124 mil veículos), com 61 mil a serem exportados. Com a intensificação da produção do T-Roc, os números do transporte deste tipo de carga, ro-ro vão aumentar significativamente, com predominância na carga de veículos ligeiros novos, reforçando a vertente exportadora do porto de Setúbal.

A partir do final de Novembro o T-Roc começa a chegar aos clientes nacionais, sendo que a versão mais acessível recorre ao motor 1.0 FSI de 115 cv e nível de equipamento T-Roc, custando 23.275 euros.

Com o impulso do T-Roc, a empresa pode atingir um volume anual de produção em torno das 250 mil unidades, se forem somados com os mais de 40 mil monovolumes VW Sharan e SEAT Alhambra, também produzidos na fábrica de Palmela.

De referir que, a Volkswagen já confirmou o fim da produção do coupé Scirocco, um modelos com 43 anos de história na marca e cuja última geração saia das linhas de montagem da unidade portuguesa da Autoeuropa. Após o coupé-cabriolet EOS, o Scirocco é o segundo modelo de nicho da Volkswagen produzido na Autoeuropa a ser descontinuado, no seguimento da estratégia da marca alemã reorientar os seus esforços para produtos de volume mais lucrativos e para os veículos eléctricos.