Os cães e os donos

Cão Rottwiler que atacou em Restaurante na Arrábida

Há muito tempo que defendo uma verdadeira cidadania para os donos dos animais. Temos de desenvolver uma cultura de responsabilidade que em muitos casos não existe e depois levam a comportamentos dos animais menos correctos. É preciso viver em sociedade, quer seja num apartamento ou num espaço público.

Praia de Galapinhos na Arrábida

Isto vem a propósito do ataque do cão de raça potencialmente perigosa num restaurante da praia de Galapos, na Arrábida. O animal, certamente dominador do seu território, atacou uma cliente que se deslocava ao local, apesar da proprietária garantir que o mesmo se encontrava encerrado. O facto é que independentemente do espaço estar encerrado ou não, o animal teria de estar com açaime como diz a lei. Mais uma vez quem pagou foi o cão.

Quem frequenta as praias já se deparou certamente com situações confrangedoras de ser quase atacado por cães no areal. O facto é que apesar de ser proibido levar animais para as praias e das placas com essa indicação expressa, os donos continuam a passear os seus cães, na sua maioria sem trela. “Não se preocupa, ele não faz mal!” – quantas vezes já não ouviu esta expressão. O animal que não conhece os seres estranhos tenta atacar, como é da sua natureza.

É claro que há excepções com pessoas extremamente civilizadas, cientes da sua responsabilidade, passeiam os seus cães pelos espaços públicos devidamente com trela e no caso de perigosos com açaime.

Quem tem um animal tem deveres. Não o tratar mal nem abandoná-lo. Fazer com que o seu cão viva em sociedade, em perfeita harmonia.

Já diz o ditado: quanto mais conheço o homem, mais gosto de animais! Bem, às vezes é mesmo assim.