Casa da Poesia apoia Liga Portuguesa contra o Cancro: Evento “Vinhos solidários” em Setúbal

Sociedade

A Casa da Poesia de Setúbal vai realizar a terceira edição do evento “Vinhos solidários”, em parceria com a Casa Ermelinda Freitas, no próximo dia 9 de Dezembro, pelas 15h30, na Casa da Baía. As receitas revertem na totalidade para o Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa contra o Cancro, que conta com dezenas de voluntários e presta apoio domiciliário e atendimento local aos doentes oncológicos e suas famílias da região.

Alexandrina Pereira, presidente da direcção da Associação Casa da Poesia, revelou ao “Setúbal Mais” que esta edição tem algumas novidades. “Este ano temos a grande ajuda do designer setubalense Raúl Reis, da empresa BeNext, que vai elaborar, a título gratuito, a apresentação gráfica dos rótulos das garrafas de vinho, com uma envolvente do poema, de forma muito bonita e criativa”, afirmou Alexandrina Pereira.

Outra novidade consiste nos poemas serem de grandes nomes nacionais, enquanto as duas edições anteriores eram somente de Setúbal. “Demos sempre prioridade aos poetas setubalenses mas já como vamos no terceiro ano consecutivo teríamos de mudar e até porque estes vinhos são também adquiridos por empresas para oferecer”, frisou a poetisa e dirigente associativa, anunciando os nomes dos seis poetas: Pedro Homem de Mello, Miguel Torga, Sofia de Mello Breyner, Ary dos Santos, Florbela Espanca e Eugénio de Andrade. “Os herdeiros autorizaram e cederam os direitos de autor dos poemas, o que é muito bom”, afirmou Alexandrina Pereira, adiantando que “esta atitude identifica o respeito que tem merecido todo o nosso trabalho”.

A responsável sublinhou o apoio incondicional de Leonor Freitas, proprietária da Casa Ermelinda Freitas, que “está sempre disponível e cedeu-nos parte do vinho que vamos oferecer e outra parte foi adquirida a valores simbólicos, permitindo que a verba a entregar ao Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa contra o Cancro seja maior”. “Este ano ao contrário das edições anteriores (Cáritas e Clínica Social Dentária), a verba reverte na totalidade”, adiantou, justificando o apoio à instituição em causa pelo “apoio a pessoas que necessitam com diversas actividades”.

“Esta iniciativa arranca com 300 garrafas (tinto, branco e espumante), com preço unitário de 10 euros, da Dona Ermelinda Reserva, mas” o número de garrafas “pode aumentar conforme as encomendas”, disse ainda a dirigente da Casa da Poesia de Setúbal.


Iniciativas – Feira do livro e encontro de poetas

 

A Casa da Poesia e Setúbal vai realizar em 2018 duas iniciativas de grande relevo literário na cidade do rio azul. A primeira será em Março (mês da poesia), em data e local a definir, nomeadamente a 1.ª Feira do Livro do Poeta Setubalense. A presidente da Casa da Poesia de Setúbal, Alexandrina Pereira, disse que “há muita gente a escrever mas que não vende, ficando com os livros” e assim “damos a oportunidade a estes poetas”.

O segundo evento será no primeiro semestre do próximo ano, também em data e local ainda a definir, concretamente o 1.º Encontro Nacional de Poesia de Setúbal. Alexandrina Pereira afirmou que já existem contactos com poetas de várias regiões do país. Aliás, a responsável acredita no sucesso deste certame e poderá transformar-se num encontro internacional já que Alexandrina Pereira faz parte da Academia de Letras de Minas Gerais, Brasil.

Facebooktwittergoogle_plus