José Ornelas Carvalho é o novo bispo de Setúbal. Tomada de posse marcada 25 de Outubro

O Papa Francisco nomeou D. José Ornelas Carvalho como bispo de Setúbal. Antigo superior geral da congregação religiosa dos Dehonianos, de 61 anos, sucede a Gilberto Reis, que tinha renunciado ao cargo por motivos de idade.

 

D. José Ornelas Carvalho, de 61 anos e antigo superior geral dos Dehonianos, vai tomar posse como bispo de Setúbal no próximo dia 25 de Outubro, durante uma cerimónia de ordenação episcopal que terá lugar na Igreja de Santa Maria. A nomeação do Papa Francisco foi divulgada na segunda-feira, estando assim encontrado o sucessor de D. Gilberto Reis, que renunciou por motivos de idade, aos 75 anos.

O novo bispo de Setúbal nasceu a 5 de Janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira), tendo feito a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos). Foi ordenado padre na sua terra natal, a 9 de Agosto de 1981. Especialista em Ciências Bíblicas, com o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, foi docente desta instituição académica entre 1983-1992 e 1997-2003.

Na sua Congregação, D. José Ornelas Carvalho foi superior da Província Portuguesa, cargo que assumiu a 1 de Julho de 2000. Foi eleito Superior Geral dos Dehonianos a 27 de Maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de Junho de 2015. Após estes mandatos, D. José Ornelas Carvalho tinha sido indigitado, a seu pedido, para uma missão em África como refere na sua primeira mensagem enviada à Diocese de Setúbal.

“O Papa Francisco, que tive ocasião de encontrar pessoalmente, mudou estes planos. Quando me deu a alegria de encontrá-lo, disse-me: “Não te imponho, mas peço-te que vás como bispo para Setúbal… mas irás como missionário… a Europa tem necessidade de redescobrir a sua dimensão missionária’. E aqui estou, para assumir convosco esta missão eclesial”, escreve o responsável que será o terceiro bispo de Setúbal, após D. Manuel Martins (1975-1998) e Gilberto Reis (1998-2015).

“Neste momento em que o Papa Francisco me nomeia bispo para servir a Igreja de Deus com sede em Setúbal, desejo fazer chegar aos membros da diocese, às autoridades e ao povo da cidade e da região de Setúbal uma saudação muito fraterna e amiga”, escreve D. José Ornelas Carvalho.

A saudação deixa uma palavra de “apreço e carinho” aos que “continuam a lutar, apesar das situações adversas”, bem como às “muitas pessoas e instituições da diocese e de outras entidades que, com sensibilidade e solidariedade criativa, buscam soluções e caminhos de justiça, humanização e esperança”.

“Sei que a Diocese de Setúbal tem uma feliz tradição de abertura para solicitar e oferecer entendimentos e colaborações que redundem em benefício das pessoas e abram perspectivas novas para o nosso futuro comum”, refere.

Já D. Gilberto Reis deu as boas-vindas ao seu sucessor, numa mensagem divulgada após a nomeação do Papa Francisco. “O Papa Francisco acaba de dar à nossa diocese um novo bispo: é o senhor D. José Ornelas Carvalho, oriundo da Madeira, membro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) de que foi, até junho, Superior Geral, em Roma. Seja bem-vindo, senhor D. José Ornelas”, escreve.

 

Papa Francisco disse ao novo bispo:

“A tua missão é em Setúbal”

 

A ida de D. José Ornelas Carvalho para a Diocese de Setúbal envolveu uma “longa conversa com o Papa Francisco”, e uma alteração nos planos do até agora responsável nacional dos Dehonianos, que estava prestes a partir para Angola em missão.

O novo bispo sadino confidenciou que a mudança para Angola já tinha sido “aceite” pelo superior-geral da congregação em Roma, quando chegou do Vaticano a indicação da sua nomeação episcopal. “Eu tinha começado a sonhar, a fazer os meus planos e a arrumar malas nesse sentido, depois chegou esta notícia”, realçou o prelado, frisando que a acolheu “com gosto” e com vontade de dar “o seu melhor”.

“Nunca disse que não a uma proposta e um pedido que me viesse da Igreja, e sendo que este vinha directamente do Papa Francisco, menos ainda”, acrescentou.

Todos estes factos passaram-se sensivelmente há cerca de dois meses, quando pela primeira vez a Santa Sé se referiu ao sucessor de D. Gilberto Reis à frente da Diocese de Setúbal.

Assim que o papa Francisco recebeu a comunicação, telefonou ao novo bispo português e agendou para o mesmo dia uma audiência, que foi marcada por “uma longa conversa”.

“Ele dá sempre um tom muito familiar tratando a gente por tu, e no fim disse-me: ‘eu não te imponho, mas peço-te que vás para Setúbal, queres ir em missão, a tua missão vai ser em Setúbal’. E eu vou com gosto e alegria, não se fala mais no assunto”, adiantou D. José Ornelas Carvalho, destacando ainda o conhecimento que o Papa revelou da realidade sadina.

“Particularmente das dificuldades sociais em que se encontra neste momento a diocese, das dificuldades da emigração” e também de “uma Igreja Católica que precisa de refazer a sua vocação missionária na Europa”, complementou.

“Não trago projectos na mala mas uma grande vontade e abertura para conhecer, para fazer e para dialogar, para ir à procura deles, isso sim”, reforça o novo bispo português, que espera contar com a “colaboração” de todas as pessoas da Diocese de Setúbal, desde as comunidades aos sacerdotes e religiosos, passando pelos bispos que o antecederam no cargo.