Festa das Vindimas anima Palmela: Seis dias de animação

 

A Festa das Vindimas vai animar a vila de Palmela durante seis dias. A tradicional eleição da Rainha das Vindimas, espectáculos musicais, os cortejos e os comes e bebes prometem atrair milhares de pessoas.

 

A 53.ª edição da Festa das Vindimas vai realizar-se de 3 a 8 de Setembro na vila de Palmela preservando-se assim uma tradição com mais de meio século de existência. A uva e o vinho são os reis deste evento que atrai milhares de pessoas.

A presidente da direcção da Associação da Festa da Vindimas, Susana Ciríaco saúda “os que de uma forma empenhada, altruísta, directa ou indirecta, têm contribuído para a implementação da nossa festa e com isso têm contribuído para promover o desenvolvimento económico e turístico de Palmela”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro “a vinha e o vinho estão no centro da Festa das Vindimas, que há mais de meio século é bandeira deste concelho no país e no mundo”. “Certame incontornável para os apreciadores dos melhores néctares da região e, em particular, do Moscatel de Setúbal, a Festa das Vindimas é uma tradição renovada a cada ano, imbuída do mesmo entusiasmo que inspirou os seus criadores, mas sabendo qualificar-se para conquistar o seu espaço no século XXI e continuar a atrair novos públicos e motivos de interesse” salienta o edil.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Fernando Baião esta festa “é certamente o maior evento cultural do concelho de Palmela, onde se convocam emoções, exaltam paixões e honram tradições”. “É a história, a memória, a cultura e a tradição que os Palmelões festejam efusivamente nestes dias” acrescenta o autarca.

O evento é antecedido no dia 2 de Setembro com a gala de eleição da Rainha das Vindimas de Palmela, pelas 21.30 horas, no Cine-Teatro S. João de Palmela. O espectáculo é animado pela “Orquestra das Vindimas” com direcção musical de Maestro Armindo Neves e as vozes de Carmen Matos, Ivo Soares, Rute Pericão, Paulo Machado, Diana Cravo. Será ainda cantada por Sara Coelho a Marcha das Vindimas 2015, com música de Rui Terrinha e letra de José Condença.

A Festa das Vindimas será inaugurada no dia 3 de Setembro, pelas 20 horas com a participação musical do Cavalinho da Sociedade Filarmónica Humanitária, Coral da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” e o Sexteto de Metais do Conservatório Regional de Palmela S.F.H.
Paços do Concelho, no largo do Município. A noite será animada com o espectáculo de Mónica Sintra, pelas 22.30 horas, no Palco do Fontanário.

Na sexta-feira, dia 4 de Setembro, destaque para o concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, com direcção musical do Maestro Pedro Ferreira, pelas 21.30 horas, no Cine Teatro S. João e para o espectáculo de Jorge Nice, às 23.30 horas, no Palco da Igreja.

No sábado, dia 5 de Setembro, decorre pelas 17 horas o 11º Troféu de Orientação das Vindimas organizado pela Escola Secundária de Palmela nos Campos de Jogos Municipal de Palmela. Às 21 horas actuará a Banda da Sociedade Filarmónica Humanitária
Direção Musical do Maestro João Paulo Quitalo, no Cine Teatro S. João e às 22.15 h dá-se a actuação da “Orquestra das Vindimas 2014” com direcção musical do Maestro Armindo Neves, no Palco do Fontanário. À meia-noite haverá animação musical com “Os Irmãos Cabanas”, no Palco da Igreja.

No domingo, 6 de Setembro, será um importante dia para reviver tradições. Logo pela manhã, às 10h, terá lugar o Cortejo dos Camponeses, com partida do largo do Chafariz, às 11h a cerimónia de Pisa da Uva e Bênção do Mosto, seguida de celebração da Missa de Acção de Graças, na Igreja Matriz de S. Pedro. O cortejo das vindimas “Uvas são vida”, da autoria de José Condença, desfila pelas ruas da vila a partir das 17h. A noite é animada com fados pelas 22.15h, no Palco do Fontanário, a banda “A preto e branco e convidados” pelas 23.45h, no Palco da Igreja e banda da Autoeuopa à 1.30h.

No penúltimo dia da festa, a 7 de Setembro, destaque para o Espectáculo Escola de Flamenco & Sevilhanas da Sociedade Filarmónica Humanitária e Escola da Juventude da Galiza (bilhete donativo a favor do Projecto Humanitária Solidária), pelas 21h, no Cine Teatro S. João.

A festa encerra com o Cortejo Nocturno Vindimas 2015 “Uvas são Vida” que percorrerá as ruas da vila pelas 23 h, seguido à uma da manhã do tradicional espectáculo pirotécnico.