“Ask Me Arrábida” reforça informação turística: Equipamento localizado no centro histórico de Setúbal

Espaço foi requalificado e modernizado num investimento da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa que rondou os 500 mil euros.

Luís Geirinhas

“Ask Me Arrábida” é o novo espaço de informação turística, situado na baixa de Setúbal, na Travessa Frei Gaspar, inaugurado recentemente pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), que disponibiliza várias informações e produtos dos três municípios que integram aquela centralidade: Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Com vista a “ampliar e valorizar as experiências dos visitantes” em produtos tão diversos como o turismo de natureza, a gastronomia ou o enoturismo, o espaço resulta do Plano Estratégico 2015-2019, tendo o antigo edifício da década de 80 sido requalificado e modernizado, num investimento de 500 mil euros.

Para além dos conteúdos informativos, no local estão também disponíveis vinhos, queijos, doces e as tradicionais conservas de peixe, tendo sido valorizado o conjunto de cetárias romanas ali existentes, agora visíveis através de um piso em vidro e de iluminação adequada, num projecto do arquitecto Silva Dias. Aberto todos os dias, das 10 às 19 horas, o “Ask Me Arrábida” inclui ainda, no primeiro piso, uma exposição permanente sobre os recursos hídricos da serra, e um auditório no segundo piso, para além dos serviços da delegação de Setúbal da ERT-RL.

Vítor Costa, presidente da ERT-RL e director-geral da Associação de Turismo de Lisboa, realçou que o novo espaço “pretende posicionar a Arrábida como um lugar com identidade própria, no ‘mosaico de experiências’ turísticas da região de Lisboa”. A aposta, de acordo com o responsável, passa pela promoção do “enoturismo, gastronomia, em especial ligada aos produtos do mar, birdwatching, mergulho, náutica, observação de golfinhos e percursos pela natureza”.

A abertura ao público do novo equipamento acontece numa altura “muito estimulante” e num “momento positivo” para o turismo. A centralidade Arrábida registou, em 2014, cerca de 450 mil dormidas na hotelaria, tendo a procura pelo destino “crescido 17 por cento”, revelou Vítor Costa. O responsável anunciou ainda que a partir de Setembro, um grupo de trabalho vai definir um conjunto de acções e medidas para divulgar a nova marca.

Augusto Pólvora, presidente da Câmara de Sesimbra, recordou que o espaço acolheu em tempos a sede da extinta Região de Turismo da Costa Azul e destacou que a aprovação do plano estratégico para o turismo na região veio identificar as potencialidades existentes no seu território, através da identificação de duas centralidades, uma das quais a Arrábida.

O membro da comissão executiva da ERT-RL referiu-se à serra como a “menina dos olhos” não apenas dos autarcas da região mas também das populações, tendo referido que se encontra a ser preparada a “candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera”, enquadrada pelo programa da UNESCO “O Homem e a Biosfera”, pelas três autarquias, em conjunto com a Associação de Municípios do Distrito de Setúbal e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal, considera que a intervenção naquele espaço é “uma consequência lógica do intenso trabalho que os três municípios têm realizado com o objectivo de valorizar a Arrábida”. A presidente destacou as potencialidades existentes nos concelhos que fazem parte deste destino e aplaudiu o investimento feito pela ERT-RL. “Temos muito para dar”, destacou Dores Meira, que considera que Setúbal fica agora com “uma oferta mais completa na rede de postos de informação turística”.

A representar o concelho de Palmela esteve o vereador do Turismo, Luís Miguel Calha, que considerou o espaço “moderno e atractivo”, sendo um “bilhete-postal com mais condições em termos de qualidade para os milhares de turistas que visitam a região”.