Setúbal está na moda: O número de turistas cresceu 20 por cento em 2014

 

No primeiro semestre deste ano o turismo voltou a aumentar na ordem dos 10 por cento em relação a 2014. O ano passado o crescimento foi de 20 por cento. “Mar Salgado” está a trazer mais turistas à cidade.

Setúbal está na moda registando um crescimento do número de turistas em 20 por cento no ano passado. Este fenómeno é em parte justificado pelas imagens da cidade, do rio e da Arrábida transmitidas na televisão pela novela da SIC “Mar Salgado”, líder de audiências nacionais.

Os golfinhos no estuário do Sado, as belas praias da Arrábida, o excelente peixe do mercado do Livramento – um dos 10 melhores do mundo segundo o jornal diário norte-americano “USA Today” estão a ser descobertos agora por muitos milhares de portugueses que apenas passavam por Setúbal a caminho do Algarve ou para Tróia.

O melhor barómetro para este sucesso está expresso no Mercado do Livramento, um dos ex-líbris de Setúbal. Os comerciantes confirmam isso. “Vêm cada vez mais turistas” desabafa Delmira, uma peixeira do mercado revelando que “vêm de todo o lado, até em excursões”. Na sua opinião, “além da novela foi também a notícia do jornal norte-americano que deram um grande prestígio à cidade de Setúbal e ao Mercado do Livramento. Ao seu lado, está afixada a fotocópia com a notícia do “USA Today”, onde se pode ler que este mercado está nos dez primeiros melhores no top mundial para se comprar peixe e marisco.

A novela “Mar Salgado” tem dado uma grande ajuda na promoção de Setúbal e já há quem venha de fora conhecer os sítios das filmagens como um caso de uma família do norte do país. Tentámos ver as ruas e o mercado depois de os vermos na telenovela” afirma um dos elementos, aproveitando para comprar peixe e dar uma voltinha pela cidade.

Os comerciantes manifestam agrado pela vinda destes turistas que consumem bens na cidade. O proprietário de um restaurante da Fonte Nova começa a ver o retorno dos meses de incómodo das filmagens que obrigaram ao encerramento de ruas da cidade. “No princípio fomos prejudicados devido ao estacionamento e o corte de ruas mas agora estamos a lucrar alguma coisa com isso” frisa o comerciante.

José Fernandes, responsável pelo turismo e da Casa da Baía revela os números do primeiro semestre deste ano em Setúbal. “Em 2014 tínhamos aumentado em 20 por cento o turismo e no primeiro semestre deste ano já temos um aumento de 10 por cento sobre esse valor, acima da média nacional” salienta o responsável, adiantando que dos 20 por cento, 5 por cento são estrangeiros e os restantes portugueses.