Piscinas Municipais e Quinta do Saldanha: Câmara investe mais de 128 mil euros em obras

A Câmara Municipal do Montijo está a proceder a obras nas Piscinas Municipais e na Quinta do Saldanha, num valor global superior a 128 mil euros.

Nas piscinas municipais, está a ser recuperada a cobertura e todos os elementos em betão armado do edifício, incluindo a substituição das telhas translúcidas em poliéster e as telhas de fibrocimento por materiais mais eficientes na poupança de energia.

O investimento que ultrapassa os 88 mil euros deverá estar concluído em meados de Outubro e permitirá a beneficiação das Piscinas Municipais bem como a sua reabertura ao público em melhores condições.

Recorde-se que as instalações das Piscinas Municipais datam de 1992 e ao longo destes anos têm sofrido obras de manutenção e beneficiação por parte do município.

A reabilitação das piscinas municipais é um dos projectos que a Câmara Municipal do Montijo candidatou ao próximo quadro de financiamento comunitário “Portugal 2020”.

Também a Quinta do Saldanha está a ser alvo de obras de manutenção e conservação que consistem na substituição da cobertura, que se encontrava danificada. Trata-se de um investimento superior a 40 mil euros que permitirá reforçar o isolamento térmico do edifício, dotando-o assim de melhores condições para o funcionamento dos serviços instalados neste local, nomeadamente a Universidade Sénior e o Centro Local de Aprendizagem do Montijo da Universidade Aberta.

A Quinta do Saldanha é um conjunto edificado no século XVI, com posteriores reconstruções. Instituído no século XVI, por Duarte da Gama, a propriedade era constituída por diversas construções destinadas ao uso agrícola, pela casa principal de dois pisos, um oratório onde se dizia missa, jardins com flores, horta, vinhas e pomar, salinas e um moinho de maré de quatro mós.

Com o terramoto de 1755 todo o conjunto se desmoronou, tendo sido alvo de uma profunda reconstrução, dando ao solar e à ermida as características que podemos observar nos nossos dias.

A Quinta do Saldanha é propriedade da Câmara Municipal do Montijo desde os anos 80. Foi alvo de obras de requalificação, inauguradas em 2002, que permitiram a recuperação dos edifícios e contemplaram a criação de um jardim na zona envolvente.