Estudante e natural de Palmela: Diana Ferreira eleita Rainha da Festa das Vindimas

 

A tradição cumpriu-se mais um ano com a eleição da Rainha das Vindimas de Palmela. Diana Ferreira foi a escolhida entre as quinze candidatas ao trono.

Florindo Cardoso

Diana Ferreira, de 17 anos e natural de Palmela foi eleita Rainha da Festa das Vindimas 2015, num espectáculo de glamour, beleza e excelente música, que decorreu na semana passada no Cine-Teatro S. João. A sala com lotação esgotada contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, o presidente da Junta de Freguesia local, Fernando Baião e a empresário Leonor Freitas, da Casa Ermelinda Freitas, entre centenas de pessoas que assistiram aos desfiles das quinze candidatas e à actuação da Orquestra das Vindimas, dirigida pelo maestro Armindo Neves e um leque de cantores entre os quais Ivo Soares e Sara Coelho, que cantou a Marcha das Vindimas.

Diana Ferreira desfilou e encantou, sendo desde o início a preferida do público e dos entendidos dos concursos de beleza. Estudante do 12.º ano de escolaridade na Escola Secundária de Palmela, no curso de apoio à infância, pretende seguir a profissão de educadora de infância mas antes pretende tirar um curso de animação sócio-cultural. “Sinto um orgulho imenso, nunca pensei vir a ganhar este concurso, muito renhido e com candidatas com níveis muito altos” disse a nova Rainha da Festa das Vindimas” frisando que “foi uma experiência óptima, foram duas semanas fantásticas a passear e a conhecer sítios”.

“A Festa das Vindimas representa tudo um pouco do que há de bom em Palmela” refere a jovem que se candidatou pela primeira vez ao trono. “Candidatei-me porque várias pessoas da minha família e amigos me incentivaram e como não me considero propriamente feia, decidi concorrer e representar a nossa vila” acrescentou.

De referir que também foram eleitas a Miss Simpatia (escolha das candidatas) Ana Sofia Simões, de 19 anos, estudante, de Palmela, a 2.º Dama de Honor Rita Quintans, de 18 anos, natural de Cajados e a 1.ª Dama de Honor Joana Tavares, de 20 anos, natural de Palmela, sendo ambas estudantes. O júri foi constituído por Francisco José Atalaia, ex-presidente da Associação da Festa das Vindimas; João Paulo Santos, presidente do Palmelense; Célia Cabrita Morais, Rainha das Vindimas de 1988; Miguel Reis; Vânia Rodrigues do Dance Project.

Neste espectáculo, a presidente da Associação da Festa das Vindimas, Susana Ciríaco, disse que “esta é uma tradição que Palmela deve manter, sendo um bocadinho da nossa história”. A responsável prestou homenagem a Vítor Borrego, ex-presidente da Assembleia Municipal de Palmela e ligado ao movimento associativo e fundador da festa, que neste momento se encontra a atravessar problemas de saúde.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Fernando Baião disse “sentir um sentimento muito especial, a felicidade, o bairrismo e a paixão por Palmela” que se vive pelo povo na Festa das Vindimas. O autarca lembrou Manuel Rodrigues Pinto, fundador da festa que faleceu recentemente e desejou rápidas melhoras a Vítor Borrego. Elogiou também os produtores de vinho do concelho.

Para o presidente da Câmara Municipal de Palmela, as candidatas a Rainha das Vindimas representam “a juventude do concelho, o seu entusiasmo pela festa e pela nossa história, cultura e tradições”. “Temos a convicção de que a festa continuará a ser no futuro intergeracional e que estará em boas mãos por muitos e bons anos”. “A nossa terra é de vinhos, de património, cultura e de música” acrescentou o edil.

Joana Espada, Rainha das Vindimas 2014, apesar de já terminado o seu reinado irá representar Palmela no concurso de Rainha das Vindimas, a nível nacional, dentro de uma semana em Reguengos de Monsaraz.