Volkswagen Autoeuropa em acção solidária: Voluntários embelezam infantário “O Rouxinol”

Três dezenas de colaboradores do departamento de compras da Volkswagen Autoeuropa realizaram uma acção voluntária no jardim-de-infância “O Rouxinol”, situado em Brejos do Assa, concelho de Palmela, terminando assim a segunda fase do projecto de reabilitação e valorização daquela associação de solidariedade social, no âmbito da estratégia de cidadania corporativa da empresa.
Recorde-se que em 2014, cem colaboradores da empresa procederam à recuperação de algumas das salas do infantário e à criação de uma loja social para melhorar a resposta social da instituição à comunidade, em colaboração com alguns parceiros estratégicos da empresa. Ora, sabendo que o imóvel precisava ainda de outra intervenção, uma nova equipa de trabalhadores quis dar continuidade ao projecto no qual foram identificadas
várias acções que podiam contribuir para a melhoria das condições da instituição e para uma resposta social mais eficaz.
Esta segunda fase dos trabalhos incidiu na pintura dos muros externos e internos, com a colocação de motivos florais e infantis, dando mais alegria ao espaço assim como no apoio na triagem de roupas e artigos doados à “Loja do Rouxinol”, um espaço onde são recebidas as doações feitas pela comunidade cujos bens são entregues às famílias carenciadas gratuitamente ou vendidas a preços simbólicos. Esta loja social permite o aumento da resposta social junto da comunidade envolvente e contribui paralelamente para a sustentabilidade e manutenção da própria IPSS. Este trabalho é fundamental para mostrar à comunidade que esta IPSS tem melhores condições para receber novas crianças e desempenhar um papel social ativo junto da comunidade onde se insere.
Matthias Vahsen, director do departamento de compras da Volkswagen Autoeuropa afirmou ao Jornal Setúbal Mais que “foi uma experiência trabalhosa, principalmente no que se refere à parte da pintura, mas que deram à instituição oportunidade de concretizar negócios e oportunidades, pelo podem considerar que a iniciativa foi um sucesso”. “Os colegas trabalharam de forma motivada e alegre neste dia desenvolvendo diversas tarefas. Estamos muito cansados mas os resultados são visíveis e o sorriso das crianças foi muito gratificante”.