Protocolo entre Autarquias: Transportes Colectivos do Barreiro estendem-se à Moita

O protocolo prevê a extensão de duas linhas dos Transportes Colectivos do Barreiro, particularmente, à União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, e Freguesia de Alhos Vedros.

Os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) deverão começar a operar no concelho da Moita, a partir do início de 2016. O protocolo já foi aprovado pelos dois executivos camarários e a cerimónia de assinatura será celebrada em breve.

O protocolo prevê a extensão de duas linhas, particularmente, à União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, e Freguesia de Alhos Vedros. As carreiras nº 1 e 2 passarão, assim, a ligar a Moita à zona urbana do Barreiro.

Para o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia esta medida é “importante porque até agora tínhamos a situação de um único operador nos transportes rodoviários e isso era bloqueio que existia em função do quadro legislativo que não nos permitia outras alternativas”. “Com a alteração legislativa, é possível os Transportes Colectivos do Barreiro alagrar algumas carreias ao território do nosso município e pensámos que as condições existentes de proximidade geográfica estão criadas todas as condições para que as carreiras penetrem no concelho da Moita e ter a adesão de passageiros” dando como exemplo a ligação directa ao terminal fluvial do Barreiro. “Estão criadas todas as condições para que seja um alargamento que vá ao encontro dos utentes da Moita e que seja sustentável do ponto de vista financeiro para os Transportes Colectivos do Barreiro” salientou o edil.

O vereador da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) responsável pelos transportes, Rui Lopo realçou que “num momento em que, de uma forma geral, no país, se tem traçado um percurso de redução de serviços públicos, há um serviço importante para às populações [os TCB] que apresenta uma estratégia de alargamento – em contraciclo com a generalidade das decisões”. Por outro lado, o autarca elogiou a “opção política da Câmara Municipal da Moita de promover a mobilidade através do transporte público, dispondo-se a comparticipar os títulos de transporte com bonificação (“Passe Jovem”, “Passe 3ª Idade”, “Passe +80”) dos utentes residentes na Moita”. Rui Lopo acrescentou que “a importância desta medida para a mobilidade e, consequentemente, para a qualidade de vida das populações”, considerando ser este um reforço “da imagem dos TCB como referência, além do Barreiro, também, já, nos concelhos vizinhos”. Trata-se de um anseio “com décadas” e, portanto, concluiu, “um marco histórico para as populações dos dois concelhos”.

O serviço complementar será prestado numa base tarifária de referência, mantendo os TCB o valor comercial dos títulos próprios, a sua validade temporal e espacial. O financiamento desta extensão de linhas resultará de receitas próprias dos TCB – cuja rede permite acesso a inúmeros serviços, escolas e comércio, interligando-se com o sistema intermodal de transportes da Área Metropolitana de Lisboa – e da receita gerada pela procura face ao alargamento das duas linhas.

Segundo o protocolo, “a criação de um serviço de transportes colectivos complementar e integrado permite estabelecer dinâmicas de mobilidade articuladas, com ganhos no desenvolvimento destes territórios, ao nível económico, social e ambiental, assegurando também um desenvolvimento sustentável das redes de transporte, com carácter complementar à actual rede existente e não em regime de concorrência”.

Os Serviços Municipalizados de TCB, recorde-se, nasceram a 24 de Fevereiro de 1957 e hoje transportam cerca de 30 mil passageiros por dia.