Setúbal recebe bandeira de Cidade Europeia do Desporto em 2016: Cerimónia decorreu em Bruxelas

Setúbal ambiciona transformar a cidade capital do desporto em 2016 com a realização de várias iniciativas, entre as quais uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta, um ultra-raill e a prova de natação em águas abertas para o apuramento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. O galardão “Cidade Europeia do Desporto 2016” foi entregue à presidente Maria das Dores Meira, na passada semana no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Florindo Cardoso

Setúbal vai receber uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta em Agosto do próximo ano, quatro décadas depois. A novidade foi revelada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, após a cerimónia de entrega da bandeira de Cidade Europeia do Desporto 2016 a Setúbal, no passado dia 18 de Novembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, onde esteve presente uma comitiva de duas dezenas de pessoas, entre os quais autarcas, técnicos municipais, jornalistas, Fernando Tomé, velha glória do Vitória Futebol Clube, e a campeã olímpica Rosa Mota, madrinha deste evento.

“Vamos ter uma etapa para comemorar esta Cidade Europeia do Desporto” salientou Maria das Dores Meira, reforçada pelo vereador do Desporto, Pedro Pina. “Havia uma forte vontade, fizemos esse esforço, e chegámos a acordo com a organização”, revelou o autarca sublinhando que essa etapa da prova rainha nacional do ciclismo terá um orçamento perto de meio milhão de euros, contando com um apoio de 100 mil euros do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Entre outras iniciativas desportivas, incluindo provas nacionais de diversas federações, Setúbal vai realizar em 2016 mais uma prova de natação de águas abertas — FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2016 -, que garante o apuramento de alguns nadadores para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no Brasil, a realizar a 11 e 12 de Junho.

Maria das Dores Meira recebeu o galardão atribuído pela ACES Europe (Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto), num grande evento que contou com autarcas representantes de 32 localidades, cidades e comunidades europeias que também receberam a bandeira, desde Itália, países do Leste Europeu e do Norte da Europa a Espanha.

“Setúbal tem uma política de desenvolvimento desportivo baseada na promoção do desporto para todos e no movimento associativo” salientou a edil sadina. “No próximo ano, vamos realizar muitas provas importantes a nível nacional e internacional”, disse Maria das Dores Meira, salientando que há diversas federações portuguesas a marcarem algumas das principais competições que promovem para a cidade de Setúbal.

José Mourinho, patrono da candidatura setubalense, também tinha confirmado a sua presença na cerimónia mas acabou por faltar devido a compromissos profissionais. O treinador do Chelsea foi convocado para uma reunião no clube londrino pelo que não se deslocou a Bruxelas. Mourinho enviou, no entanto, uma mensagem à presidente da Câmara, em que deseja sucesso à cidade na realização do próximo ano. “Como setubalense e como pessoa que tem tido o desporto como base de toda a sua vida profissional, considero que esta candidatura é uma oportunidade extraordinária para o desenvolvimento desportivo de Setúbal e para o seu reconhecimento nacional e internacional” disse

Nesta cerimónia, os discursos dos vários responsáveis europeus realçaram a apologia do papel do Desporto como factor de integração e de aproximação entre os povos europeus. José Manuel Fernandes, presidente honorário do ACES Europa e eurodeputado do PSD, destacou o orgulho dos setubalenses e enalteceu as figuras dos padrinhos da candidatura. “Setúbal é uma cidade europeia de desporto, o que nos enche de orgulho, e tem duas figuras mundiais em duas áreas diferentes do desporto: Rosa Mota e José Mourinho, melhor treinador do mundo”, afirmou. “Esta sala mostra que estamos todos no mesmo barco. Todos prosseguimos o mesmo objectivo; uma Europa melhor”, disse ainda José Fernandes.

Já Francesco Lupatelli, presidente da ACES Europe, a quem coube a decisão de entregar o galardão a Setúbal reconheceu o potencial desportivo da cidade. “Esta é uma significativa iniciativa” que realça “o respeito e a tolerância, a paz, a qualidade de vida e coesão social”.

Setúbal é a quarta cidade portuguesa a ser escolhida pelo ACES Europe para receber este título, depois de Guimarães (2013), Maia (2014) e Loulé (2015).

Além das mais de duas dezenas de cidades europeias de desporto em 2016, são conhecidas já as cidades Capital Europeia do Desporto, uma por ano, até 2020. Praga será em 2016, Marselha em 2017, Sófia 2018, Budapeste 2019 e Málaga em 2020.

 

Rosa Mota aplaudida no Parlamento Europeu

A comitiva incluiu a campeã olímpica Rosa Mota que apoiou a candidatura de Setúbal desde a primeira hora.

Rosa Mota, campeã olímpica na maratona e madrinha da candidatura de Setúbal a Cidade Europeia do Desporto, foi distinguida com um forte aplauso em pleno Parlamento Europeu, durante a cerimónia de entrega do galardão.

“Foi uma honra para mim fazer parte desta candidatura a Cidade Europeia do Desporto, que conseguimos vencer. E o mérito é todo da Câmara Municipal de Setúbal, por tudo o que tem feito pela formação no desporto, pelo desporto para adultos”, disse.

“É uma cidade a mexer desde há vários anos e que tem realizado eventos de nível mundial e até de apuramento para os Jogos Olímpicos, como é o caso da maratona de águas abertas”, acrescentou Rosa Mota.

Para a atleta, esta distinção “é uma homenagem ao desporto português e espero que seja um grande incentivo para os jovens começarem a praticar desporto, uma vez que a obesidade infantil é cada vez maior,” bem como “para os mais velhos, que devem sair de casa e ter hábitos maus saudáveis”, lançando um convite a todos para participar neste evento em Setúbal.

A campeã olímpica promete estar presente em grande parte dos eventos.

“Rosa Mota esteve sempre connosco desde o primeiro minuto desde que a convidámos a estar ao lado de Setúbal na promoção das actividades desportivas” realçou a presidente da autarquia sadina, Maria das Dores Meira.

Por sua vez, Fernando Tomé, velha glória do Vitória Futebol Clube, disse que “é uma satisfação enorme Setúbal aparecer no mapa europeu depois do futebol num passado longínquo em que uma equipa da cidade andou pelos caminhos europeus”. “É de louvar o trabalho da Câmara Municipal de Setúbal” acrescentou Fernando Tomé.

Para o antigo jogador “Setúbal tem boas condições para a prática de desportos, incluindo nas actividades marítimas”. Lembrou ainda que com os novos relvados sintécticos no concelho “os miúdos vão ter melhores condições para jogar futebol”.