Festa das Vindimas, de Palmela: Cuca Roseta e Amor Electro são cabeças de cartaz

A Festa das Vindimas de Palmela oferece um cartaz recheado de espectáculos e animação, provas de vinhos, exposições, eventos desportivos, as tradições celebrações do cortejo alegórico, largadas de touros e o espectáculo pirotécnico sobre a vila.

Palmela recebe a 55.ª edição da Festa das Vindimas, entre 31 de Agosto e 5 de Setembro, sendo esperados muitos milhares de visitantes, que, anualmente, não perdem a animação nem os momentos mais simbólicos deste certame que promove a cultura da vinha e do vinho, fortemente enraizada nesta região.

A eleição da Rainha das Vindimas, o cortejo dos camponeses, a pisa da uva e a bênção do 1.º mosto e os cortejos alegóricos diurno e nocturno e o espectáculo pirotécnico sobre a vila, mais conhecido pelo simulacro de incêndio no castelo, largadas e showcookings são alguns dos momentos da programação desta festa, que se orgulha de conjugar tradição e modernidade.

O espaço Adegas Wine Lounge, no largo de S. João, é um dos locais mais apetecíveis, onde os visitantes podem provar e adquirir os melhores vinhos produzidos pelas várias adegas da região. Estarão presentes 12 adegas. O espaço do Fontanário irá transformar-se numa taberna/adega tradicional, numa homenagem às gentes ligadas ao sector vitivinícola. Ao início da tarde de domingo, às 16h00, neste local, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho apresenta o livro “Territórios Vinhateiros de Portugal” e terá lugar, também, a entrega de prémios do Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione del Sindaco” 2017, onde os vinhos de Palmela voltaram a estar em destaque, sendo o Município português mais medalhado.

A gastronomia e os produtos locais, o desporto, a cultura, o movimento associativo, a feira e a animação infantil são mais alguns dos motivos para uma visita ao evento, promovido pela Associação de Festas de Palmela – Festa das Vindimas, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela, que atribuiu um apoio financeiro de 50.200 euros (que inclui a infraestruturação eléctrica) e presta apoio logístico e técnico ao certame.

O cartaz musical do certame, que este ano tem um orçamento superior a 200 mil euros, aposta em nomes como Amor Electro (dia 31 de Agosto), David Antunes e Mishlawi (dia 1 de Setembro), Cuca Roseta (2 de Setembro), Quim Barreiros (3 de Setembro), Átoa (4 de Setembro), Fado Lelé e Miguel Azevedo, (5 de Setembro). Actuarão ainda artistas como Diana Lima ou Los Cavakitos, e os FunParra, entre muitos outros.

A Festa das Vindimas, em Palmela, surgiu em 1963, com o objectivo de promover o vinho da Região Demarcada da península de Setúbal. O desfile etnográfico realiza-se sempre no primeiro domingo de Setembro e a eleição da Rainha das Vindimas decorre, obrigatoriamente, no dia anterior ao do início da festa. O momento alto da Festa das Vindimas será o cortejo, que desfila na tarde de domingo e na noite do último dia da festa, na terça-feira. Este ano o tema é os 110 anos da Região Demarcada do Moscatel de Setúbal.

A Festa das Vindimas é inaugurada hoje, 31 de Agosto, pelas 20h00, com a presença das entidades oficiais e convidados que podem assistir uma performance da DançArte e animação pelos FunParra, Junto aos Paços do Concelho, no largo do Município. A animação continua pela noite com a actuação dos Amor Electro, às 22h30, no palco principal, seguindo-se à meia-noite o espectáculo de Sérgio Motta Trio, no palco Adegas Wine Lounge.

Na sexta-feira, dia 1 de Setembro, destaque para o concerto pela Banda de Música e Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” (21h00), com direcção Musical do maestro Pedro Ferreira e maestrina Filipa Palhares, no Cine-teatro S. João. Uma hora depois, Diana Lima, actua no palco Adegas Wine Lounge. A partir das 23h00 é a vez de Mishlawi e David Antunes and The Midnight Band, pelas 01h00, no palco principal.

No sábado, dia 2 de Setembro, pelas 21h00, é a vez do concerto da Banda de Música e Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Humanitária, com direcção Musical do maestro João Paulo Quítalo e maestrina Gisela Sequeira, no Cine-teatro S. João. Às 23h00, Cuca Roseta sobe ao palco principal.

No domingo, 3 de Setembro, realiza-se o Cortejo dos Camponeses, às 10h00, com partida do largo do Chafariz D. Maria I. À mesma hora, o 18.º Passeio Motard das Vindimas pelo concelho de Palmela, com visita à Casa Ermelinda Freitas e almoço na sede do Moto Clube de Palmela, com partida do largo de S. João. Pelas 11h00, a tradicional cerimónia da Pisa de Uva e Bênção do 1.º Mosto, junto à Igreja Matriz de S. Pedro, seguida de missa de Acção de Graças (12h00). Pelas 16h00 terá lugar a entrega de prémios do Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione Del Sindaco” e apresentação do Livro “Territórios Vinhateiros de Portugal”, no Espaço Adegas Wine Lounge. Destaque para o Cortejo das Vindimas 2017 “Moscatel à Mesa – 110 anos das Região Demarcada do Moscatel de Setúbal”, da autoria de Maria João Ribeiro, Dina Piçarra e João Bragança, pelas 17h00. Pelas 22h30, no palco principal, Quim Barreiros promete um grande espectáculo.

Na segunda, 4 de Setembro, a animação está a cargo de Esfera (21h00), Átoa (22h30), no palco principal, FunParra (22h00), no palco Adegas Wine Lounge.

No último dia, terça-feira, 5 de Setembro, o destaque vai para o Cortejo Noturno das Vindimas 2017 “Moscatel à Mesa – 110 anos das Região Demarcada do Moscatel de Setúbal”, pelas 23h00 e o espectáculo pirotécnico – Simulacro de Incêndio do Castelo de Palmela, pelas 01h00. Cabe a Miguel Azevedo encerrar a festa, pelas 01h15, no palco Adegas Wine Lounge.


PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

 

Quarta-feira | 30 de agosto

21h30 Espetáculo de Eleição da Rainha das Vindimas 2017

Com Miguel Gameiro

Apresentação Diogo Faro

Marcha das Vindimas 2017

Letra e Música – FunParra

Intérprete – Graça Machado

 


Quinta- Feira | 31 de agosto

19h30 Receção às Entidades Oficiais Paços do Concelho – Largo do Município

20h00 Inauguração Oficial

Performance DançArte

FunParra

Paços do Concelho – Largo do Município

20h00 Atividades Equestres Org. Quinta dos Barreiros Av.ª Rainha D. Leonor

21h00 ESPÍRITO NATIVO Palco Adegas Wine Lounge

22h30 AMOR ELECTRO Palco Principal

00h00 SÉRGIO MOTTA TRIO Palco Adegas Wine Lounge

00h00 Largada de Touros Av.ª Rainha D. Leonor

 


Sexta-Feira | 1 de setembro

 09h00 Arruada com Gaiteiros do Círio dos Olhos d’ Água

19h30 Pôr-do-Sol n’ADEGA – Espaço Adegas Wine Lounge

Tema: Versatilidade Tecnológica das Castas Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal

Enólogo: Rui Lobo – Casa Agrícola Assis Lobo, Lda

Sujeito a pré-inscrição (2 cachos) em geral@festadasvindimas.pt, convertida em voucher de desconto em compras superiores a 10€ diretamente no produtor.

21h00 Gala Equestre Juvenil – Quinta dos Barreiros e Convidados ARTM

Org. Quinta dos Barreiros

Av.ª Rainha D. Leonor

21h00 Concerto pela Banda de Música e Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”

Direção Musical: Maestro Pedro Ferreira e Maestrina Filipa Palhares

Cine-teatro S. João

22h00 DIANA LIMA Palco Adegas Wine Lounge

23h00 MISHLAWI Palco Principal

01h00 DAVID ANTUNES and THE MIDNIGHT BAND Palco Principal

01h00 Largada de Touros Av.ª Rainha D. Leonor

01h30 Animação com DJ no Palco Adegas Wine Lounge

 


Sábado | 2 de setembro

 09h00 Arruada com Gaiteiros do Círio dos Olhos d’ Água

09h00 Colheita de Sangue (até às 20h00)

Org.: Núcleo de Dadores de Sangue dos Bombeiros de Palmela

Instalações da Igreja de S. Pedro – Palmela

10h00 Passeio a Cavalo com visitas à Casa Agrícola Horácio Simões e Quinta do Piloto

Saída dos Armazéns Gerais da CMP

10h00 Largada de Touros Av.ª Rainha D. Leonor

12h00 CHURRASCÃO PALMELÃO

Animação com Telmo Falcão

Av.ª Rainha D. Leonor

15h00 Batismos de Mergulho (até às 18h00) Largo de S. João, junto à Adega Regional

Org.: Palmela Desporto, E.M.

15h00 Torneio de Xadrez Largo de S. João, junto à Casa Mãe da Rota de Vinhos

Org.: Palmela Desporto

16h00 2.ª Rampa das Vindimas Rua dos Aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral (sentido ascendente)

Sujeito a inscrição prévia

17h00 Jogo de apresentação da Equipa Sénior Masculina do Palmelense Futebol Clube

Palmelense Futebol Clube X União de Montemor

Campo Cornélio Palma

17h00 Vacada

Av.ª Rainha D. Leonor

18h30 Pôr-do-Sol n’ADEGA – Espaço Adegas Wine Lounge

Tema: Showcooking com o Chef Hélder Martins e harmonização com os Vinhos Quinta do Piloto

Chef Hélder Martins e o enólogo Grão Mestre da Confraria do Moscatel de Setúbal, Engº Filipe Cardoso

Sujeito a pré-inscrição (2 cachos) em geral@festadasvindimas.pt, convertida em voucher de desconto em compras superiores a 10€ directamente no produtor.

21h00 Concerto pela Banda de Música e Grupo Coral da Sociedade Filarmónica Humanitária

Direção Musical: Maestro João Paulo Quítalo e Maestrina Gisela Sequeira

22h00 FORRÓ MIOR Palco Adegas Wine Lounge

23h00 CUCA ROSETA Palco Principal

01h00 OS COMPOTAS Palco Principal

01h30 Animação com DJ no Palco Adegas Wine Lounge

01h00 Largada de Touros Av.ª Rainha D. Leonor

 


Domingo | 3 de setembro

10h00 Cortejo dos Camponeses Partida do Largo do Chafariz D. Maria I

10h00 18.º Passeio Motard das Vindimas pelo concelho de Palmela, com visita à Casa Ermelinda Freitas e almoço na sede do Moto Clube de Palmela

Org.: Moto Clube de Palmela

Partida do Largo de S. João

11h00 Pisa de Uva e Bênção do 1.º Mosto Igreja Matriz de S. Pedro

12h00 Missa de Ação de Graças Igreja Matriz de S. Pedro

16h00 Entrega de Prémios do Concurso Internacional de Vinhos “La Selezione Del Sindaco” e apresentação do Livro “Territórios Vinhateiros de Portugal” – Espaço Adegas Wine Lounge

17h00 Cortejo das Vindimas 2017 “Moscatel à Mesa | 110 anos das Região Demarcada do Moscatel de Setúbal”

Autoria: Maria João Ribeiro, Dina Piçarra e João Bragança

18h00 Batismos Equestres Av.ª Rainha D. Leonor

Org. Quinta dos Barreiros

21h00 Gala Equestre – Quinta dos Barreiros e Convidados: ARTM e Rancho Folclórico de Pinhal Novo

Org. Quinta dos Barreiros

Av.ª Rainha D. Leonor

21h00 LOS CAVAKITOS Palco Principal

22h30 QUIM BARREIROS Palco Principal

00h00 PURO ROCK Palco Adegas Wine Lounge

00h00 Largada de Touros Av.ª Rainha D. Leonor

00h00 Animação com DJ no Palco Adegas Wine Lounge

 


Segunda-Feira | 4 de setembro

09h00 Arruada com Gaiteiros do Círio dos Olhos d’ Água

10h00 Manhã Infantil “Vamos divertir-nos!” Largo de São João

Org.: Centro Social de Palmela

17h00 Largada de Touros Av.ª Rainha D. Leonor

19h30 Pôr-do-Sol n’ADEGA – Espaço Adegas Wine Lounge

Tema: A madeira nos Vinhos Brancos IG Península de Setúbal, DO Palmela e DO Setúbal

Leonor Freitas e Jaime Quendera – Casa Ermelinda Freitas Vinhos, Lda

Sujeito a pré-inscrição (2 cachos) em geral@festadasvindimas.pt, convertida em voucher de desconto em compras superiores a 10€ directamente no produtor.

20h00 Atividades Equestres Org. Quinta dos Barreiros – Av.ª Rainha D. Leonor

21h00 NATURAL3SOUL – Palco Adegas Wine Lounge

21h00 ESFERA Palco Principal

22h00 – FUNPARRA Palco Adegas Wine Lounge

22h30 ÁTOA Palco Principal

00h00 BANDA RED Palco Adegas Wine Lounge

00h00  Largada de Touros Av.ª Rainha D. Leonor

 


Terça-Feira | 5 de setembro

 09h00 Arruada com Gaiteiros do Círio dos Olhos d’ Água

10h00 Manhã Infantil – Percurso Pedestre “Palmela és linda… 110 anos da Região Demarcada do Moscatel de Setúbal” – Largo de São João, ruas e lugares da Vila de Palmela.

Org.: Centro Social de Palmela

18h00 Largada de Touros

19h30 Pôr-do-Sol n’ADEGA – Espaço Adegas Wine Lounge

Tema: Moscatéis Premiados na Venâncio da Costa Lima

Fausto Lourenço – Venâncio da Costa Lima Succs

Sujeito a pré-inscrição (2 cachos) em geral@festadasvindimas.pt, convertida em voucher de desconto em compras superiores a 10€ directamente no produtor.

20h00 Atividades Equestres Org. Quinta dos Barreiros Av.ª Rainha D. Leonor

21h30 FADO LELÉ Palco Principal

23h00 Cortejo Noturno das Vindimas 2017 “Moscatel à Mesa | 110 anos das Região Demarcada do Moscatel de Setúbal” – Autoria: Maria João Ribeiro, Dina Piçarra e João Bragança

01h00 Espetáculo Pirotécnico – Simulacro de Incêndio do Castelo de Palmela

01h15 MIGUEL AZEVEDO Palco Adegas Wine Lounge

01h30 DJ MONCHIQUE Palco Principal